Simulador de treinamento como de aviões para motoristas de ônibus

Simulador como de aviões para motoristas de ônibus
Iniciativa é inédita na América do Sul para capacitação de profissionais do transporte urbano. Equipamento desenvolvido pela Motorize Serviços de Treinamento é usado pela SBCTrans
ADAMO BAZANI – CBN
A cabine onde fica o profissional traz as diversas situações do dia a dia. Perigos, acidentes, chuva, entrada e saída de passageiros e anormalidades além do cotidiano sem problemas.
O conceito é semelhante aos simuladores para a capacitação de pilotos e co-pilotos da aviação comercial ou mesmo militar, mas é voltado para motoristas de ônibus.
A utilização de um Simulador de Condução de Alta Fidelidade para profissionais do transporte urbano de passageiros é inédita na América do Sul.
O equipamento, que conta com uma cabine, tela para exibição das imagens e uma réplica de painel e pedais de ônibus, além dos programas de computador, foi desenvolvido pela Motorize Serviços de Treinamento e tem sido utilizado para capacitar motoristas da SBCTrans – São Bernardo Transportes, que opera as linhas municipais de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
A SBCTrans selecionou 40 motoristas que fizeram o curso de capacitação com o equipamento.
Foram avaliadas a forma de condução de cada motorista, as repostas e manobras rápidas em casos de emergência e as noções de direção defensiva e de segurança.
A empresa resolveu investir neste treinamento, pois permite simular situações de risco, tais como, estouro de pneu, piso escorregadio, em períodos de chuva e as demais variações”, explica Ângelo Polvere, instrutor da SBCTrans.
O curso de capacitação foi divido em dois módulos:
O teórico teve quatro horas de conceitos de direção defensiva e o prático teve oito horas entre exibição de vídeos e as participações nos simuladores.
Os principais objetivos do treinamento são redução e prevenção de acidentes e orientação para os motoristas de como melhor proceder em situações de emergência, com ações já previamente conhecidas.
De acordo com certificação da MAN Latin America, produtora de ônibus e caminhões da marca Volkswagen, o simular pode representar 95% da realidade operacional.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes, com colaboração de Nuria Sampietro, da Assessoria da SBC Trans.

Comentários

Comentários

  1. Gustavo Cunha disse:

    Boa tarde.

    EXCELENTE INICIATIVA.

    Valorização e incentivo à melhoria contínua, DO SER HUMANO que, conduz vidas.

    Abçs.

  2. Pedro disse:

    O que os nossos motoristas precisam mesmo e de trabalharem somente as 8 horas diarias, as empresas fazem eles trabalharem de 12 horas a 16 horas ao dia, ai eles não precisa de treinamento e sim de anti depresivo, mas fazendo de conta que tudo e para o bem, até que este treinamento e bem legal.

  3. Pedro disse:

    Caro Adamo, aproveitando pergunto ao amigo se sabe o que esta acontecendo com a rede eletrica dos trolebus, as constantes faltas de energia, principalmente na linha 2100 ( Vila Carrão – Sé), ultrapassaram o limite do suportavel, hoje as a região da Mooca estava um caos, volto a perguntar será que não seria mais negocio retirar os eletricos de circulaçao e comprarem esta nova geração de onibus euro 5 e 7 que praticamente não poluem, doque investirem nestes trens sem trilhos.

  4. A rede de São Paulo está sucateana, em anos de Eletropaulo, ela foi considerada pela fornecedora como estorvo e cobrava para a operadora o mesmo ágio nos horários de pico que cobrava de um cidadão que fica meia hora no chuveiro. Ningupem queria investir. Prefeitura nem fazia o essebncial em relaão aos corredores de ônibus quanto mais sobre uma ele elétrica. era um jogo de empurra. A promessa agora é melhorar.
    Se vai ser cumprida, aí poucos sabem responder de fato.
    Quanto ao investimento em trolebus, deve continuar sim. Não há veículo economicamente viável sobre pneus que traga tantos benefícios ambientais e de qualidade de vida que o trólebus. Mas ele deve ter vias e rede em boas condições.

  5. wellington disse:

    gostei desse simulador!

  6. Diego disse:

    A-EMPRESA-BUSCA-CADA-VEZ-ATENDER-MELHOR-SEUS-CLIENTES-ACHO-QUE-E-O-QUE-A-SBCTRANS-QUER-FAZER-APESAR-QUE-AS-VEZES-ISSO-DE-EDUCACAO-E-COMPETENCIA-PARA-COM-O-CLIENTE-PASSAR-BATIDO-E-TOMAR-LUGAR-A-HUMILHACAO-MAS-TUDO-BEM-EU-ACOMPANHO-DIRETO-AS-NOTICIAS-SOBRE-A-EMPRESA-E-ESPERO-QUE-UM-DIA-SE-CHEGUE-ONDE-SE-E-DESEJADO.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading