Novos ônibus de dois andares começam a circular em Londres

London Bus

Ônibus novos de dois andares, cujo design foi desenvolvido pela empresa Wrigthbus, mantém as linhas dos tradicionais Routmasters, que foram símbolo de Londres. Mas veículos trazem inovações, como mais segurança, melhor acesso e tecnologia limpa. Sistema de funcionamento é elétrico híbrido, que conta com dois motores, um a combustão e outro a energia elétrica, reduzindo em até 90% os índices de poluição.

Ônibus de dois andares modernizados começam a circular pelas ruas de Londres
Veículos, que são ícones na Inglaterra, aliam a aerodinâmica dos tradicionais Routemasters com tecnologia, preservação ambiental e segurança

ADAMO BAZANI – CBN

Por onde os gigantões vermelhos passavam despertaram a atenção. Um misto de saudade com admiração pela modernidade.
Essa foi a principal sensação dos londrinos nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro de 2012, quando puderam ver os novos ônibus de dois andares que começaram a circular na capital.
Os veículos têm o design inspirado nos antigos Routemasters que se tornaram símbolos ingleses, assim como o Big Ben, os táxis pretos, os soldados da realeza e as cabines telefônicas.
Apesar das linhas se basearem nos Routemasters, os novos ônibus têm uma série de diferenças operacionais para aumentar a segurança e diminuir o índice de poluição.
O sistema é elétrico híbrido sendo o ônibus movido na maior parte do tempo por energia elétrica enquanto um motor a combustão gera a energia para movimento. Quando os ônibus freiam e não precisam de tanta força para movimento, a energia é armazenada e aproveitada para outras ocasiões de maior esforço, é o princípio da frenagem regenerativa. Com isso, os veículos reduzem em até 90% os índices de poluição.
A carroceria possui três portas, uma na dianteira, uma no meio a tradicional porta traseira na curva da carroceria, por onde os passageiros podiam embarcar e desembarcar a qualquer momento.
Diferentemente dos Routemasters, este novo modelo possui área envidraçada traseira para o passageiro visualizar melhor a área externa no momento do desembarque.
Aliás, foram os constantes acidentes no desembarque que levaram os Routemasters a serem aposentados dos serviços regulares no ano de 2005.
O ônibus também possui duas escadas para acesso ao segundo andar e têm o design assinado pela empresa irlandesa Wrigthbus.
Os veículos foram apresentados no final do ano passado, mas só comeram a circular hoje na linha 38 entre o bairro de Hackney, no Leste de Londres, a estação de trem Victoria.
Os ônibus que são símbolos do País começaram a rodar neste ano, um dos mais significativos para a Inglaterra atualmente. Serão realizados os jogos Olímpicos de Londres e 2012 é o ano do Jubileu de Diamantes da Rainha Elizabeth II.
A empresa de transportes de Londres disse que a colocação dos ônibus em circulação no mesmo ano destes eventos foi coincidência.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. EDER SIMOES disse:

    Será que com essa iniciativa de Londres, o grupo Belarmino Marta fará uma restruturação dos dois carros DD Turístico de Campinas?

    Parabéns Adamo! O seu trabalho e empenho é magnifico. Você é um exemplo pra quem quer seguir o ramo de Jornalismo em Transportes! :D

    Foi idealizado em seus trabalhos que eu comecei o meu blog! Obrigado!

    1. Obrigado Eder. Se precisar de alguma ajuda em seu blog, estou à disposição e se eu precisar de algo também te comunico
      Abraços

      1. EDER SIMOES disse:

        Ok amigo! Pode contar comigo!

        Um grande abraço! :D

  2. olimpiada pressupoe , alem de tudo , um esforço concentrado nessa area que abordamos aqui , e ai criticam o que a prefeitura do rio faz por ser ‘pras olimpiadas’ , ora , melhoria é sempre melhoria , as prefeituras de londres e do rio estão de parabens

  3. Luiz Vilela disse:

    Belo artigo, Ádamo!
    Unir tradição com tecnologia de ponta no ano da festa máxima dos esportes. Certamente não foi coincidência, é só lembrar que os caras são os craques mundiais do marketing.
    Tudo a ver, porque o usuário precisa ter apreço, se puder orgulho de seu transporte coletivo.
    O Metrô da Sampa, durante uma época, estaria conseguindo algo neste sentido. Hoje parece estar perdendo.
    Nossos ônibus, na grande maioria, ainda não reconheceram no usuário seu cliente.

  4. leonardo-pe disse:

    aqui no Brasil,se tentou uma experiencia dessa.foi em 1987,na gestão Jânio Quadros em São Paulo.Goiania-GO e Recife-PE,tambem tiveram desses.mas duraram muito pouco tempo.em São Paulo,saiu logo.entre Dezembro de 1988 e Janeiro de 1989!

  5. leonardo-pe disse:

    Goiania-GO e Recife-PE,tambem utilizaram esses onibus.sendo q em Recife,só durou até 1993.estreiou em Janeiro de 1990!

  6. Pedro disse:

    Eu andei muito nestes onibus de 2 andares na epoca do prefeito Janio, era a linha circular, eram bonitos, mas na verdade pouco praticos, na parte de cima voce tinha que andar de cocoras porque era bem baixinha, geralmente ficavam vazias, mas foi legal, pelo menos saiu da mesmice e chamavam muito a atenção, uma coisa muito enteressante na prefeitura do Janio, e que ele obrigava que os onibus fossem bem limpos, por isso as empresas da epoca o detestavam.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading