GREVE DE ÔNIBUS EM CURITIBA: Faltam também táxis para a população

Curitiba

Greve de Ônibus mostra um problema de transportes em Curitiba e região: falta de táxis em dias de maior demanda como hoje. Tem sido difícil para o cidadão conseguir um carro de praça. Os taxistas preferem trajetos maiores e mais lucrativos. Foto Morio

GREVE DE ÔNIBUS EM CURITIBA: Ônibus com pneus esvaziados e falta táxi
Motoristas de carros de passeio têm invadido irregularmente faixa de ônibus

ADAMO BAZANI – CBN

A greve de ônibus em Curitiba e Região Metropolitana, que ainda não tem previsão de término expõe, um problema nos serviços de transportes do local: o número insuficiente de táxis em dias de maior demanda.
Se faltam táxis em dias de chuva, shows e jogos, encontrar um carro de praça quando não há transporte coletivo tem sido um verdadeiro desafio para quem se precisa se deslocar na Capital e municípios vizinhos.
Os taxistas têm preferido fazer viagens mais longas, de uma cidade para outra, e quem necessita do transporte para pequenos trajetos é o mais prejudicado.
A circulação de vans de kombis de lotação ainda não foi permitida, já que a Urbs – Urbanização de Curitiba S.A, espera que o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana cumpra a decisão da juíza de plantão Patrícia de Fúcio Lages de Lima que determinou em caráter emergencial em decisão expedida às 02h57 da madrugada que 80% dos ônibus que prestam serviços em Curitiba operem nos horários de pico e 60% nas demais horas do dia.
A decisão ainda não está sendo cumprida pelo Sindimoc – Sindicato dos Motoristas e Cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana.
Nem os 30% de frota que deveriam sair das garagens como foi cogitado em assembléia ontem saíram para as ruas.
Motoristas e cobradores de ônibus bloqueiam ainda a saída dos veículos de transportes coletivos das garagens. Mesmo assim, a Urbs espera que até tarde, alguns ônibus voltem a circular.
A greve de ônibus em Curitiba e cidades que formam a RIT – Rede Integrada de Transporte afeta mais de 2,5 milhões de passageiros.

TRÂNSITO:

O trânsito melhorou um pouco em relação ao pico da manhã, mas ainda está acima da média. Além das ruas e avenidas centrais de Curitiba, os acessos de outros municípios que estão sem ônibus e formam a RIT também registram número de carros acima do normal para o horário.
Motoristas de carros de passeio têm invadido os corredores exclusivos para ônibus. Mesmo com a greve, a circulação de carros particulares nestes espaços não é permitida. Além de serem locais exclusivios para ônibus, muitos corredores são compridos e não apresentam saídas no ponto que o motorista de carro desejar. Assim, ele pode tentar forçar a saída por canteiros e provocar acidentes.
O BLOG PONTO DE ÔNIBUS acompanha o movimento desde as primeiras horas da manhã.
A chuva que atingiu Curitiba e região tirou ainda mais o conforto do passageiro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Regis disse:

    A URBS liberou aumento da bandeira de táxi. Favor chegar a notícia.

  2. Ulisses disse:

    Olha, trabalho a noite. Por sorte minha fui trabalhar de carro, pois apenas fiquei sabendo da greve após chegar na empresa.
    Hoje, tive de levar minha esposa e mais uma amiga para o trabalho. O trânsito está um caos, são motoristas que não tem o costume de sair para dirigir no meio da cidade, sem a pura capacidade da saber lidar com trânsito parado.
    Quem não precisar, fique em casa. Não tire seu carro da garagem hoje, exclusivamente… se sair está prestes a passar muita raiva, pois desde o fim da madrugada, por ter muitos carros na estrada, estão havendo vários acidentes. Fiquem atentos.
    Quanto a greve, o que podemos fazer? Os motoristas e cobradores apenas estão correndo atrás do próprio direito deles. Não vale a pena ganhar um mísero salário, em plena violência que está ocorrendo na cidade. E também precisam alimentar suas famílias! Toda a sorte para vocês, trabalhadores!

    1. Eduardo Morais disse:

      obrigado por entender o nosso lado…se atendermos a decisão da juiza e da urbs, que pediram a circulação de 80% do trasporte em horário de pico, nem seria considerado greve!!!

  3. taticpgirl@hotmail.com disse:

    Boa sorte a esses trabalhadores que estão apenas correndo atráz de seus direitos,isso mesmo vcs não merecem receber essa miséria que nem da pra chamar de salário,Boa sórte mesmo que tudo de certo pra vocês…

    1. Rafael disse:

      Estão correndo atrás de seus direitos??? Eu também ganho um mísero salário, e nem por isso posso simplesmente parar o que estou fazendo e declarar greve. Quem tem pena do salário deles, pague do seu bolso e estamos resolvidos. GREVE é puro EGOÍSMO, prejudicar o trabalho de várias pessoas que dependem do transporte coletivo, e diversos outros serviços oferecidos, porque está infeliz com seu emprego? Peça demissão e vá procurar algo melhor! Ah faça-me o favor né. Entre na fila e ganhe bolsa família, vale gás, vale leite, vale vergonha na cara, Ah, talvez você mate uma pessoa, vá preso e ganhe auxílio reclusão que hoje está em R$ 915,05.

      Sou contra todo e qualquer tipo de greve. Seja ela dos Correios, da Polícia, dos Bancos, etc…

      Esse país está uma bunda.

      1. Pri disse:

        Egoísta é vc e, no mínimo, idiota e retardado pra falar algo assim. Vc sozinho não pode declarar greve mas se vc se organizar com as pessoas da sua classe e todos concordarem aí sim pode acontecer. Então vc acha q se não estamos satisfeitos com o salário devemos simplesmente sair e deixar q outro imbecil, como vc, assuma o lugar pra fazer qlqr trabalho por qlqr mísero centavo? Já passamos do tempo da escravidão e da ignorância e temos direitos. Se for assim, vamos todos sair dos empregos, não vai haver mais trabalhadores e morreremos todos de fome, pois segundo o colega acima, ninguém tem direito de reclamar bosta nenhuma e todos devemos trabalhar com o cabresto, como cavalos.
        É repugnante ver um comentário desse….

      2. Rafael disse:

        Pois é, realmente eu sou um imbecil pra acordar todo dia cedo e me f#der em filas de onibus. Ainda mais quando eles não aparecem.

        Quem sabe meu papai um dia me dê um carro pra chamar os outros de imbecil, sem precisar ficar com cara de otário na frente do terminal esperando um vagabundo que está em greve por um aumento de 30 reais no salário. Ah esqueci, meu pai também é um retardado que trabalha duro e não tem condições para fazer isso por mim. Ah esqueci também, que tenho dignidade e vergonha na cara suficiente pra chamar grevistas de vagabundos e, além do mais, tenho meus membros superiores e inferiores o que me possibilitam executar um dom que muitas pessoas ignoram: TRABALHAR.

        Quem sabe um dia, você desça do seu apê, e vá brincar no parquinho, ou até mesmo na rua, e descubra que ditadura é muito diferente do que você “acredita” em seu país das maravilhas, existir.

        “pois segundo o colega acima, ninguém tem direito de reclamar bosta nenhuma e todos devemos trabalhar com o cabresto, como cavalos.” –

        Em nenhum momento disse que não temos o DIREITO de RECLAMAR, eu disse que quem o faz, em prol unicamente pessoal é EGOÍSTA. Como os grevistas estão fazendo. Eles não estão reclamando, e sim PREJUDICANDO a vida de muitas pessoas! Sabe quantas pessoas perderão o emprego por não comparecerem? Ou que terão os descontos em salários por faltas? Ok Ok, o imbecil repugnante, vai parar por aqui…

        O direito que EU tenho é o de ir e vir, como você. Eles privaram este direito de muitas pessoas, e eu não posso protestar?

        Quantas idéias conflitantes você apresentou em um único comentário?! Vai dizer agora que sou racista ou nazista!?

        E o idiota, imbecil aqui sou eu…

        Repugnante é você, saia do seu crossfox e entre num inter2 pra ver se você cresce.

      3. Pri disse:

        Além disso, se fossemos viver conforme sua visão, ainda hj estaríamos nos tempos da ditadura e com os tão famosos “votos de cabresto”.
        Graças à Deus tivemos pessoas em gerações passadas com pensamentos mais avançados do q o seu.

  4. Rafael disse:

    Estão correndo atrás de seus direitos??? Eu também ganho um mísero salário, e nem por isso posso simplesmente parar o que estou fazendo e declarar greve. Quem tem pena do salário deles, pague do seu bolso e estamos resolvidos. GREVE é puro EGOÍSMO, prejudicar o trabalho de várias pessoas que dependem do transporte coletivo, e diversos outros serviços oferecidos, porque está infeliz com seu emprego? Peça demissão e vá procurar algo melhor! Ah faça-me o favor né. Entre na fila e ganhe bolsa família, vale gás, vale leite, vale vergonha na cara, Ah, talvez você mate uma pessoa, vá preso e ganhe auxílio reclusão que hoje está em R$ 915,05.

    Sou contra todo e qualquer tipo de greve. Seja ela dos Correios, da Polícia, dos Bancos, etc…

    Esse país está uma bunda.

    1. Paulo Henrique marques disse:

      Da próxima, vota melhor… Egoísmo na verdade, é o cidadão votar mal, isso se refletir em greves pela falta de empenho do governo com o trabalhador, e o mesmo achar que não tem nada a ver com isso.

      Se a população fosse inteligente e usa-se a poha da democracia de forma inteligente, não passariam por isso.

      1. Rafael disse:

        Ok… Ok…. Da próxima vez ensine nossos brazucas, que voto consciente vale mais que uma greve pré-carnaval.

        Querem mais um exemplo do que eu acabei de falar aí em cima:

        http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/593200/?noticia=POLICIAS+MILITAR+CIVIL+E+CIENTIFICA+PODEM+PARAR

        E vem dizer que o Brasil não está uma BUNDA?!

  5. Cida Reis disse:

    Sempre o usuario que é prejudicado, tanto com a greve como com o aumento do transporte que vem a seguir. É o fim.

    1. Pri disse:

      E só pra deixar claro: o problema de táxi só não foi visto por quem nunca precisou do serviço em dia de congresso ou outro evento “grande” (grande para a cidade mas minúsculo comparado com a Copa). Durante o congresso de medicina do ano passado não havia táxis para levar pessoas do Centro para o Aeroporto. Ao meu ver, toda a frota estava trabalhando para o congresso. Fora que não há hotéis suficientes para receber as pessoas nesses dias tb…. e é assim que planejamos receber a Copa em 2014. Será q o prefeito, o governador e toda sua corja acha que na Copa só haverão curitibanos assistindo os jogos nos estádios?
      O mais ridículo é q hj em dia com tanta ferramenta na mão, as pessoas estão tão acomodadas e aceitam tanto tudo q é dito pelo governo q, além de não serem capazes de brigar por seus direitos, reclamam daqueles q o fazem.

  6. SCARFACE disse:

    COMPLETAMENTE APOIADO O IRMÃO RAFAEL AÍ QUE FALOU SIMPLESTMENTE TUDO.
    ESSES MOTORISTAS E COBRADORES, NEM SABEM O MOTIVO REAL DESTA GREVE.
    ESTÃO SENDO USADOS COMO BODES ESPIATÓRIOS, TUDO ISSO POR UM AUMENTO DE 20 OU 30 REAIS NO SALARIO,TINHAM MAIS É QUE TOMAR CHUMBO DA POLICIA,SE NÃO ESTA CONTENTE VÃO PROCURAR OUTRO TRABALHO.
    CAMBADA DE VAGABUNDO ARRUACEIROS.

  7. SCARFACE disse:

    CAMBADA DE VAGABUNDOS ARRUACEIROS,TEM QUE TOMAR CHUMBO DOS PM.

  8. Jorge disse:

    Salário de R$ 4.000,00 nem médico de postinho ganha isso, todas as profissões são dignas, mas tem que ter bom senso, sou daquela opinião se não está satisfeito vaza e vá fazer outra coisa agora se não tem capacidade não prejudique os outros e foda-se quem achar ruim.

  9. Assaltante do Osternack disse:

    Sou 100% ao aumento dos salários e demais benefícios aos meus colaboradores do transporte público e também que seja aumentada a tarifa, todos vamos ganhar com isso.

    Não reaja no assalto!

  10. jackson disse:

    oi eu sou o jackson tem como lebera o bande almenta o salario do motorista eles merecer o almento porque eles passa 24 horas trabalhando eles tambem tem familha para sustentar e passa correndo risco eu ja vir vares a vess os cobradore e motorista correndo risco de vida seu convernado almenta o salario deles

  11. SCARFACE disse:

    O JACKSON SEU DOENTE,QUER DIZER QUE OS MOTORISTAS E COBRADORES TRABALHAM 24 HRS POR DIA?
    MARAVILHA ENTÃO NÃO PRECISAM NEM DE SALARIOS PQ SE ELES TRABALHAM 24 HRS POR DIA NO MINIMO SÃO ROBOS SEU IMBECIL!!

  12. Cobrador Centro-Civico disse:

    Jackson é bróder isso ai já tu de saco xeio desses manés que falam qe nóis num trabaia e e fica o dia todu sentado vái la fazer oq fassso para ve se oce aguenta num vo trabaia até darem o cascaio kero ver eles me pega aqui com os colega os cobrador e motorista vamo rebenta esses fiscais e quem fura o tubo pod cre.

  13. SCARFACE disse:

    ESSES COBRADOR E MOTORISTA É TUDO UNS FILHO DA PUTA,ENQUANTO~ESTÃO NA GREVE A MULHER DELES TÃO DANDO O RABO PRO VIZINHO…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading