Trem Bala vai receber mais dinheiro do BNDES
Publicado em: 5 de fevereiro de 2012
BNDES deve liberar mais dinheiro para o trem bala
Segundo a entidade, o valor de R$ 20 bilhões do banco público para financiar o projeto está desatualizado
ADAMO BAZANI – CBN
O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai desembolsar mais dinheiro para financiar o trem – bala do Brasil, previsto para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro, passando por Campinas, no interior Paulista.
A parte do banco no financiamento para construção do sistema e aquisição de trens, equipamentos e tecnologias era de R$ 20 bilhões em forma de empréstimo.
Mas de acordo com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, este valor para o TAV – Trem de Alta Velocidade levava em conta estimativas de custos feitas em 2009 e que o total a ser financiado deve ser ajustado.
O BNDES estuda criar outra facilidade para as empresas que participarem do projeto isentando as debêntures (título de crédito emitido a terceiros) para bancar os projetos de infraestrutura.
O governo assumiria riscos das dívidas contraídas pelas empresas que vencerem a licitação da construção da linha, estações e implantação de redes elétricas e outras intervenções estruturais.
O leilão do trem bala foi dividido em dois, depois de o Governo tentar licitar de maneira frustrada por três vezes a implantação do sistema. A primeira etapa do leilão vai escolher a tecnologia empregada, incluindo sistema operacional e os trens, e com base nesta escolha é que as empresas que construirão a infraestrutura vão apresentar suas propostas de obras.
O Governo Federal estimou que os gastos diretos com o trem bala sejam de R$ 33 bilhões. Mesmo considerado alto, o mercado projeta que o TAV – Trem de Alta Velocidade, vai custar bem mais, em torno de R$ 55 bilhões. Isso sem contar com gastos que deveriam ser assumidos pelas empresas vencedoras dos leilões, mas que vão acabar sendo custeados pelos cofres públicos, como a preparação dos locais onde deve passar o trem bala, com desvio de cursos de água, de estradas e de redes de transmissão elétrica.
O ministro dos transportes, Paulo Passos, disse que em outubro deve ocorrer o leilão da primeira etapa do Trem de Alta Velocidade – TAV.
Após a escolha do operador e da tecnologia, a ETAV, empresa subordinada ao Ministério dos Transportes, vai desenvolver os projetos de obras civis.
A segunda etapa da licitação deve ser concluída em 2013.
Após este ano, para ficar pronto, o trem bala vai precisar de mais cinco ou seis anos.
Assim, se não houver nenhum impedimento mais (o leilão foi adiado por três vezes), a obra que vai atender 60 mil pessoas por dia, no início, só vai ficar pronta entre 2018 e 2019.
Questionado se os transportes não possuem outras necessidades mais urgentes que poderiam ser resolvidas e atenderiam a um número maior de pessoas com os recursos do trem bala e que poderiam também vir da iniciativa privada, Paulo Passos se limitou a dizer que o TAV será bom para o País.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Adamo, sugiro que vc use sua condição dejornalista, e denuncie a medida do governo do Estado de acabra com a integração da linhas municipais da capital com as linhas intermunicipais da EMTU-METRA em São Mateus! No terminal São Mateus, desde 1991 a transferência é gratuita, mas já foram colocadas as catracas com os validadores do cartão “bom”, e quem vem dos bairros da periferia Leste q se dirige ao ABC terá que pagar pela transferência (integração)! Eu até mandei e-mail à Rádio Bandeirantes pedindo que faça uma matéria sobre o fim da integração, mas a imprensa ignora de forma nada sútil os apelos para incentivo ao transporte coletivo! Com mais essa cobrança, com certeza o transporte coletivo torna-se cada vez menos atrativo a população… por favor ajude-nos.
Amigo José Ricardo
Infelizmente no Brasil o povo é muito conformista, se houvesse uma manifestação popular, em frente ao Terminal São Mateus, aí creio que seria revertido esta decisão do governo do Estado, mas, infelizmente pelo jeito, o povo vai aceitar esta realidade.
Amigo Adamo
“SE….., ” eu disse, “SE” o trem bala realmente sair do papel e realmente ser construído estes mais de 500 kms de trilhos, antes de 2019, eu, saio candidato a DEPUTADO pelo PT.
“SE” o trem bala operar até 2019, então o Jurandir Fernandes é o maior INCOMPETENTE da administração PÚBLICA porque as obras do metrô são LENTAS demais. E o PT é eficiênte no transporte público.
Realmente os prazos praticados na implantação deste tipo de obra é inaceitável, envergonha o país. Muitos procedimentos “sagrados” e doutrinas precisam acabar, certamente não apenas por causa do TAV.
Um detalhe, entre tantos, deveria ser SEMPRE lembrado. O infeliz que PRECISAR marcar um vôo Sampa-Rio em dois dias HOJE paga perto de R$ 1mil uma perna!
Ao falar de demanda, certamente tem que ser considerados os trechos Campinas-Sampa e SJCampos-Sampa (Volta Redonda-Rio pouco conheço). Fala sério: SÓ 60 mil usuários/dia?!
O TAV SP==> rio tem que sair, quem utiliza com frequência a ponte aérea, sabe do que estou falando, bilhetes de até R1500,00, isto não é certo.
O dinheiro vai ser usado ou desviado de qq maneira, então é fazer!!!!
Apostei 500 reais com meu irmão que o VLT de Santos fica pronto antes do Trem Bala .
Sobre o VLT de Santos, esse assunto eu ouço falar há 15 anos, e sobre o Trem Bala, eu li numa edição digital da VEJA, uma menção sobre esse transporte em 1986 …
Estão pensando no Trem Bala há praticamente um quarto de século … (25 anos) …
Willian
Já ganhou 500 paus do brother!
A história do VLT de Santos é bem mais antiga. Pessoalmente acho muito bonita e acredito que o VLT pode ser (se bem implantado) fantástico para a mobilidade de lá.
A grande diferença é que boa parte da área do VLT já está segregada enquanto a do TAV, mesmo antes da definição, já é extremamente valorizada e ocupada por gente de muito poder.
Chateia muito no TAV a disputa política SP-Brasília. Me parece óbvio que todos têm a ganhar – principalmente o usuário – se TAV for backbone de rede que ligue SJCampos/Taubaté/Jacareí/etc. de um lado e Campinas/Jundiaí/Vinhedo/Indaiatuba/Sumaré/etc. do outro. O potencial, repito, é MUITO maior que 60.000passageiros/dia se mas TAV tem que ser backbone.
TAV Brasil e VLT Santos são exatamente os meus projetos prediletos de mobilidade.