BILHETE ÚNICO EM SÃO CAETANO DO SUL

VIPE CARD

Ônibus da Vipe – Viação Padre Eustáquio. São Caetano do Sul adere ao sistema de integração entre os ônibus municipais. Moradores dos bairros Fundação e Prosperidade podem agora com o Vipe Card usarem por um período de uma hora qualquer linha municipal. A prefeitura é ciente de que as integrações bem elaboradoras não oneram o sistema, atraem passageiros para os ônibus, evitam itinerários negativos, não obrigando o passageiro a ir até um ponto e depois para se deslocar ao outro fazer boa parte do mesmo trajeto de volta, ajuda no trânsito e no melhor aproveitamento da frota de ônibus. Foto: Adamo Bazani

São Caetano ganha Bilhete Único
Serviço de integração serve para ligar as linhas do Bairro Fundação e Prosperidade a outros trajetos feitos por ônibus municipais

ADAMO BAZANI – CBN

Enquanto que em Santo André para uma pessoa ir de um bairro a outro próximo precisar dar uma volta até o centro da cidade e pegar outro ônibus pagando obrigatoriamente uma outra tarifa, mesmo dentro dos terminais na região central e no momento que a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos quer acabar com a integração entre os ônibus da Metra e os municipais de Diadema, São Caetano do Sul, também no ABC Paulista, anunciou a criação de um Bilhete Único.
O cartão vai permitir a integração dos ônibus que servem os bairros Prosperidade e Fundação com outras linhas municipais, todas operadas pela Vipe – Viação Padre Eustáquio, operadora exclusiva dos transportes locais de São Caetano do Sul.
A integração das linhas pode ser feita em qualquer ponto da cidade, sem a necessidade de ir ao terminal, o que facilita os deslocamentos, a programação da demanda, ajuda a reduzir os gastos dos sistemas, evitando itinerários negativos, quando o passageiro tem de ir a um ponto e para chegar ao outro, tem de fazer uma boa parte da viagem de volta no mesmo trajeto da viagem de ida. A medida ajuda também o uso racional da frota e contribui para a redução do trânsito.
O prazo para a integração é de uma hora.
Para isso, o passageiro deve ter o VipeCard.
Ele pode ser solicitado pelo telefone: (11) 4238-2311 ou pelo site www.vpadreesutaquio.com.br

A Prefeitura de São Caetano declarou que integrações nos transportes públicos se forem bem elaboradas atraem quem se desloca de carro para os transportes coletivos e não opera o sistema.
NO ABC Paulista, também é possível fazer integração por cartão do tipo Bilhete Único em Mauá, onde operam duas empresas distintas: Lote 01 VCM – Viação Cidade de Mauá e Lote 02 : Grupo Leblon Transporte de Passageiros. Não há subsídios.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

2 comentários em BILHETE ÚNICO EM SÃO CAETANO DO SUL

  1. Adamo.

    São Caetano possui linha municipal, da VIPE, que atenda Prosperidade e/ou Fundação???

    Abraço.

  2. Essa integração surgiu exatamente porque ambos os bairros não são atendidos pelos ônibus municipais. Até o momento, eles não têm demanda forte para que se crie novas linhas.
    Apesar da verticalização crescente, o Bairro Fundação está em posição privilegiada em relação à estação da CPTM/Terminal de ônibus (de onde se tem fácil acesso a São Paulo, Santo André e aos bairros de São Caetano) e ao centro da cidade. Já Prosperidade é atendido por várias linhas intermunicipais vindas de São Paulo.

    Mapa com o itinerário das 7 linhas municipais de São Caetano: http://www.vpadreeustaquio.com.br/pdf/mapaDasLinhasSCS.pdf
    (os bairros em questão foram omitidos do mapa, estão à esquerda da ferrovia na figura).

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: