Palestras motivacionais em empresas de ônibus: Qual o segredo do sucesso?

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Funcionários de empresa de ônibus recebem palestra motivacional em Mauá, na Grande São Paulo. O tema foi Sucesso. O que é Sucesso? Quais seus segredos e como conquistá-lo? O bom relacionamento e pensar no próximo para as conquistas se tornarem legados e não apenas desejos realizados foram apontados como algumas das chaves para o tão desejado sucesso. Foto:Adamo Bazani.

O Segredo do Sucesso
Palestra motivacional ministrada pelo responsável da Rede de Solidariedade Novo Jeito, Fábio Silva, mostra a funcionários da Leblon Mauá os caminhos para o tão sonhado sucesso na vida
ADAMO BAZANI – CBN
Todos na vida querem obter sucesso. Afinal, ninguém está neste mundo para perder ou ser mais um apenas.
Mas como obter o sucesso? Aliás, uma pergunta ainda mais abrangente: o que é sucesso?
Foram estes temas abordados na manhã desta quarta-feira, dia 26 de outubro de 2011, em palestra motivacional para funcionários de diversas áreas da unidade de Mauá, no ABC Paulista, do Grupo Leblon Transporte de Passageiros.
Quem ministrou a palestra foi o empresário Fábio Silva, que está a frente do projeto Novo Jeito, uma rede de solidariedade que leva auxílio espiritual e material, principalmente em relação a doação de cadeiras de rodas e equipamentos ortopédicos, e outras ações de ajuda para pessoas necessitadas.
No dia 18 de outubro de 2011, baseado na rede Novo Jeito, o Grupo Leblon entregou cadeiras de rodas para famílias que necessitavam dos equipamentos na cidade de Mauá.
Fábio começou a palestra incentivando os participantes a refletirem o que significa sucesso para cada um.
“Para muitos o sucesso está na fama, na melhoria da aparência, nos bens materiais, na vida acadêmica, etc. Mas várias pessoas que conseguem esses objetivos ainda continuam com um vazio, com algo faltando. Aí vem a frustração e a dúvida. As pessoas perguntam – será que eu poderia ter dado mais de mim? E pela sociedade? E pelo próximo? Quando eu morrer, qual o legado de minhas conquistas? ” – explanou.
Sendo assim, Fábio convidou motoristas, cobradores, administradores, operadores em geral a verem o sucesso de um outro jeito, de um novo jeito.
Fábio usou dados de um estudo da Universidade Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, uma das instituições de ensino e pesquisa mais respeitadas do mundo, para mostrar a importância do pensar no próximo para conquistar sucesso próprio.
O estudo perguntou qual seria a fórmula do sucesso para os 100 homens mais influentes dos EUA, segundo Fábio.
A “formula” do sucesso seria uma mescla entre Conhecimento e Relacionamento.
“Mas entre estes dois fatores, qual o mais importante para os entrevistados?” – perguntou Fábio à platéia.
De acordo com o levantamento, 12% atribuíram mais importância ao conhecimento e 88% ao relacionamento,.
Segundo Fábio, isso mostra a importância do bem estar com o próximo.
“Neste mundo, ninguém consegue nada sozinho. No sonho, sempre vai ter gente no meio, se não houver, o que a pessoa cultiva não passa de um desejo. Cultivar um bom ambiente e se relacionar com o próximo, olhando às vezes com o os olhos dos outros, é fundamental. Ter conhecimento é mais fácil que relacionamento. O relacionamento exige paciência, amor (não encarado como sentimento, mas como atitude), e sinceridade, às vezes inclusive, saber falar não. Afinal, o sim não aplicado dói mais do que um não mas dito de forma clara” – enfatizou.
Fábio destacou cinco pilares fundamentais para o sucesso:
1 – MOTIVE: Dê ânimo para as pessoas. Coloque objetivos no coração, motivação para algo que faça diferença no mundo de fato, mesmo que seja uma atividade simples. E lembre-se que suas atitudes influenciam a vida das outras pessoas.
2- VALORIZE: É necessário saber que ninguém vive sozinho neste mundo, por isso é importante considerar os gestos das outras pessoas e elogiar. Elogiar não é bajular. É fácil e hábito de muitos só apontar defeitos, mas quando há uma boa atitude, do subordinado ou do colega, as pessoas não conseguem reconhecer e destacar isso no próximo. Um elogio, num relacionamento dentro de uma empresa, é tão importante quanto o salário, pois incentiva.
3- PERDOE: Desistir de ressentimentos e criar um bom entendimento tanto na família entre amigos, numa empresa. Não significa que a pessoa não deixe de pagar pelo que deve, mas é não deixar o ressentimento contaminar o coração e a relação. “Esquecer talvez não dá, mas dá para fazer com que o fato não doa mais”.
4- ESCUTE: Muitas pessoas falam, querem se expressar mas têm dificuldades para ouvir. Um bom relacionamento se baseia também em encorajar as pessoas a dizerem o que elas precisam expor.
5 – ENTENDA: Não basta ouvir, é necessário entender as outras pessoas. E nada melhor para isso que se colocar por um momento na situação delas. Deixar a rota da vida própria e trilhar um pouco a rota do outro. Com isso, muitos conflitos e os chamados “desentendimentos” podem ser evitados.
Com a palestra, Fábio mostrou que o sucesso depende sim da ação individual das pessoas e da luta de cada um. Mas que tudo isso deve ser feito de forma respeitosa para o bem do próximo. Afinal, se o próximo estiver bem, o ambiente estará bom e haverá assim a condição propícia para conseguir os sonhos, os objetivos, deixar os marcos na vida, que é o que faz parte do sucesso.
U motorista de ônibus que dirige igual seu colega, mas pensa na comunidade, sabe entender os passageiros e os colegas de trabalho e quer deixar uma marca com seu bom trabalho, obtém sucesso.
Quantas pessoas talvez nem sabem o nome do motorista, mas dizem: “prefiro pegar o ônibus de tal horário porque o motorista é calmo, tranquilo, não dá trancos, etc”
Pronto, esse é um motorista de sucesso e com certeza, ele se sente melhor em sua profissão.
E isso vale para qualquer outra função dentro de uma empresa de ônibus, de qualquer outra atividade ou mesmo em casa, na família, entre os amigos.
Tenha sucesso, cultive um novo jeito de olhar a vida.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Gustavo Cunha disse:

    Boa tarde.

    Boa iniciativa. Conscientizar as pessoas de que, remuneração boa, é importante e, igualmente importante, é realizar-se, fazer a diferença.

    O exemplo do passageiro que, deixa um ônibus passar, para pegar outro, com um motorista “diferente”, já tive o prazer de tomar conhecimento, e mais, não só o motorista, mas também de, um caso, onde em uma linha da RMSP, os passageiros preferiam esperar o ônibus de, determinada empresa, deixando passar o da concorrência. Raro, mas bom exemplo, de reconhecimento e, de que vale a pena ser “DIFERENTEMENTE MELHOR”.

    Abçs.

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia

    BOAS NOVAS!

    PARABÉNS LEBLON E AO SR. FÁBIO SILVA!

    Registro aqui que já selecionei o Buzão que eu ia embarcar em função de quem era o “piloto”, e não foi uma e nem duas vezes .

    Tem empresa que eu também não utilizo.

    Só assim os passageiros conseguirão ser melhor atendidos.

    SUCESSO A TODOS!

    LEBLON NÃO ESQUEÇA DE SAMPA NA PRÓXIMA LICITAÇÃO, VENHA PRA CÁ TAMBÉM,
    PRECISAMOS DE VOCÊS.

    Muito obrigado.
    Paulo Gil

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