EMPRESÁRIOS DE ÔNIBUS PRESOS EM OPERAÇÃO EM CAMPINAS. Esquema seria chefiado por Belarmino Marta Júnior, de acordo com MP

prisão em Campinas

Ônibus da Execlusiva Transportes, uma das empresas envolvidas num suposto esquema de fraudes em contratos de serviços de fretamento. O Gaeco, que é o Grupo do Ministério Público que investiga o crime organizado, e a Polícia Civil cumprem 08 mandados de prisão. Entre os presos está Belarmino Marta Júnior (Rápido Luxo), que chefiaria o esquema, de acordo com as investigações, de formação de quadrilha, cartel, fraudes em licitações e crimes contra a economia pública. Foto: Luciano Roncolato.

Empresários de ônibus são presos em operação do Ministério Público e Polícia Civil
Investigação descobriu irregularidades em transportes por fretamento

ADAMO BAZANI – CBN

(Informações da EPTV – Campinas)

Os empresários de ônibus Belarmino Marta Júnior, Ariovaldo Marta, Marcelo Pereira (todos da Rápido Luxo), Miguel Moreira Júnior (da Transmimo) e José Brijeito Júnior (da Exclusiva Transportes) foram presos na manhã desta sexta-feira em Campinas e Região durante uma operação especial do Gaeco – Grupo de Ação Especial de Combate ao Crime Organizado – e Polícia Civil em Campinas.
A operação é resultado de uma investigação que descobriu supostas irregularidades em contratos de empresas de fretamento de ônibus.
São oito mandados de prisão temporária e 15 de busca e apreensão.
Ministério Público Estadual e Polícia Civil apuram crimes contra a economia pública, formação de quadrilha, cartel e fraude em licitações.
Segundo o Gaeco, esse suposto esquema de fraudes e a quadrilha seriam chefiados por Belarmino Marta Júnior, preso em casa, num condomínio de luxo, em Vinhedo.
Também foi preso Rosa Maria Júlio Landin, do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento de Campinas e Região (Sinfrecar).
A operação também encontrou R$ 3 mil, 3, 3 mil euros e 15 mil dólares na casa de Ariovaldo Marta, em um condomínio de Itu. Na residência de Miguel Moreira Júnior foram apreendidos 12 computadores, três notebooks, R$ 6,6 mil em dinheiro, 63 cheques de terceiros de diversos valores, além de celulares, CDs e DVDs.
Na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), os promotores também recolheream documentos na Unitransp, diretoria técnica responsável pelo transporte fretado, circular interno e sinalização viária no campus no distrito de Barão Geraldo.
Ainda de acordo com o Ministério Público, uma das vítimas da quadrilha foi a Unicamp – Universidade de Campinas.
Atual na operação de campo 60 policiais civis e 12 promotores do Gaeco de Campinas e Piracicaba

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em Transportes.

13 comentários em EMPRESÁRIOS DE ÔNIBUS PRESOS EM OPERAÇÃO EM CAMPINAS. Esquema seria chefiado por Belarmino Marta Júnior, de acordo com MP

  1. Ótima notícia, quem é safado tem que ir pra cadeia!

    Mas porque não prendem ninguém do Consórcio Leste 4? Será que é só porque também tem policial envolvido, dono de carro e seguranças armados nas garagens??? Vamos lá, GAECO e MP!

    • Digo não a corrupção na area 4 // 1 de outubro de 2011 às 08:09 // Responder

      Boa pergunta, e os bandidos do Consórcio Leste 4 que são objeto de investigação do GAECO já fazem + de 2 anos, por que ainda não prenderam? Se o Belarmino cometeu crimes e atos ilícitos tem que pagar por isso, mas afirmo com toda a certeza que aqui na Zona Leste area 4 de São Paulo, donos de frota da Novo Horizonte e Himalaia Transportes cometem crimes muito mais graves contra a população, contra a economia e contra o poder público e até agora nada foi feito. Bastou o prefeito de São Paulo bater o pé com sua procuradoria pra trancar o inquérito que desmascararia o maior esquema de corrupção da história dos transportes coletivos que nada mais foi feito. O Consórcio Leste 4 é formado de cooperados, donos de frota que são policiais civis de alta patente de policiais militares de alta patente, de analistas e gerentes da SPTrans, de criminosos do PCC, todos muito bem protegidos por um esquema poderoso de proteção as imensas fraudes que cometem contra a população, manipulam a logística do planejamento das linhas, horários, renovações de frota, as multas que recebem da SPTrans só são no papel porque de fato muitas delas nem são pagas de fato, existe um acerto de contas onde a SPTrans não pode multar de verdade carros de donos de frota infratores que fazem parte desse megaesquema de corrupção na area 4 de SP.
      Se é pra prender empresários corruptos em Campinas, também tem que prender bandidos ainda mais perigosos que estão infiltrados no transporte coletivo da area 4 de SP

  2. Quando a gente lê um lamentável noticia como esta fica claro que a vontade e a vaidade humana vai além dos limites. Lembrei-me de uma história que me contaram sobre a extinta Viação São Manoel e Viação Casquel, segundo a história após a morte do fundador da empresa os hereiros (filhos) perderam completamente o rumo dos negócios falindo a empresa, recentemente tivemos o episódio envolvendo o Sr. Nenê Constantino que chegou ficar preso acusado de ter mandado assasinar um lider comunitário que havia invadido uma das garagens de sua empresa em Brasilia. O poder e dinheiro muitas vezes tira do ser humano o senso da dignidade e justiça pra não dizer moral. Nesse momento fico aqui imaginando como admirador de ônibus e pai como deve estar a cabeça do Sr. Belarmino Marta, pois seja como for ele foi o trabalho e dedicação dele que constituiu tudo que é o Grupo Sambaíba e de repente pode perder tudo que construiu de uma hora para outra por causa da ganancia e irresponsabilidade dos filhos, enfim não quero qui defender este ou aquele, mas refletir sobre como os contextos históricos mudam muito o jeito de ser das pessoas, sobretudo quando há dinheiro e poder. Forte abraço.

  3. É uma Vergonha so agora terem feito uma acao dessa, ha muito tempo que tem a existencia desse esquema fraudulento, ganancioso, sem limites, etica e respeito aos clientes e tb aos profissionais do transporte, agora que fica claro o enriquecimento pessoal da quadrilha e a falta de compromentimento ao vender o servico.
    Acredito que muitas pessoas foram enganadas, mas tb tenho a certeza que muitas pessoas, politicos, policiais estao envolvidos e tb foram beneficiados com o esquema.
    Pessoas que trabalham corretamente, pagando seus impostos, funcionarios, taxas, IPVAS, licencas em orgaos de transporte foram prejudicadas muitas e muitas vezes, em alguns casos até chegar a falencia de empresas pois nao tinham como concorrer com pessoas que nao tinham os mesmos custos para trabalhar honradamente.
    Esperamos que com isso haja uma punicao severa e justa, servindo de licao e aprendizado para tb as pessoas que trabalham corretamente.
    Em nenhum momento tenho pena do sr. Belarmino Marta, se o filho que comandava o esquema é pq o pai esta por dentro e com certeza o inicio foi idealizado e iniciado pelo fundador do Grupo.
    ATENCAO: peco a quem puder e caber essa missao a fiscalizacao de todos os documentos dos veiculos do Grupo, sera que os IPVAS e licencas, seguros obrigatorio estao em dia??? Por favor muita atencao a isso.

  4. gostei da reportagem mas não é Priacicaba o certo é Piracicaba
    bjuss galera de vinhedo

  5. Enquanto isso os clandestinos estão fazem a festa

  6. E os clandestinos estão fazendo o que querem e ninguém tem peito de enfrenta los, funcionários sem registros e veículos em risco isto sim coloca a vida em risco e os órgão deveriam fiscalizar com mais rigor, que sirva de estimulo para acabar com os clandestinos também isto é se alguém tiver peito ou não fazer parte desta organização de clandestinos

  7. Lembrando o amigo anonimo que vergonha são os órgãos que fazem vista grossa para os que não pagam impostos e nem se quer registra os funcionários nem plano de revisão para os veículos são capazes de fazer isto influenciam este tipo de atitudes. cada um com sua estratégia

  8. geraldo leoncio assumpção // 2 de outubro de 2011 às 13:23 // Responder

    ESSES TIPO DE EMPRESARIO TEM QUE SER EXTINTO DO NOSSO PAIS,POIS O MINISTERIO PUBLICO, DEVERIA FISCALIZAR TODOS SINDICATOS DE TRNSPORTES , CADA VEZ MAIS A POPULAÇÃO SOFRE COM ESSE TIPO DE GENTE ,SEJA NOS AUMENTO DE PASSAGENS ,E NÃO REPASSANDO PARA OS SEUS FUNCIONARIOS SÓ SABEN PUNIR SEUS FUNCIONARIOS SUA POLITICA É OU VOCE PEDE ACONTA OU NÓS MANDAMOS EMBORA SEM DIREITO

  9. é isso assim vamos relembrar , com um professor de historia, muitos nasceram em cidade pequenas, e com apoio de interesses, quadrilha organizadas, viraram ditadores ,com cara de bonzinhos, muitos usam, entidades sem fim lucrativo, frequentam religião, mas a a epoca da ditadura ja foi,o povo que cada moedinhas de quatro, é chamado de burro, sem inteligencia, e povinho que um tapinha nas costas e alguns trocadinhos ou um empreguinho como um motorita coitado que incia se trabalho as 2:00 da manhã ganha l.000,00 por e sua responsabilidade é grande , temosm que respeitar nossa bandeira ORDEM e PROGRESSO, algumas coisas liberarm para passar neste filme e oque foi sensurado assiste tropa de elite 2,temos que ter escolha imagine se na sua cidade tivesse somente um mercadão,uma companhia de telefone aquela mesma…. e sem celular e ter que depender do visinho para assistir tv etc….etc..

  10. O grupotracke Lamenta essa situação onde vamos parar com tanta corrupção.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: