O MAIOR ÔNIBUS DO MUNDO JÁ CIRCULA EM GOIÂNIA

A população pode não saber o nome dos modelos de ônibus, como sabe dos carros. No entanto, ela diferencia um veículo moderno, mais seguro e mais bonito. Além de apostar em eficiência operacional, que é fundamental em qualquer sistema, operadores e indústrias investem no design mais moderno dos ônibus para atrair passageiros e usuários dos carros para os sistemas de transportes públicos. Mas os ônibus não se limitam a ser bonitos. Eles são mais seguros, modernos e confortáveis. O modelo Neobus Mega BRT, Volvo, entregue em Goiânia, e que já roda em Curitiba, tem espaço interno maior, corredores e distância entre os bancos aumentados assim como a altura interna. Monitores de TV, painéis que avisam por imagem e áudio as paradas para os passageiros, computadores de bordo que informam em tempo real os dados operacionais de veículos e sistemas de rastreamento inteligentes que emitem relatórios de como o ônibus está sendo dirigido também oferecem mais segurança e confiabilidade aos passageiros.

A população pode não saber o nome dos modelos de ônibus, como sabe dos carros. No entanto, ela diferencia um veículo moderno, mais seguro e mais bonito. Além de apostar em eficiência operacional, que é fundamental em qualquer sistema, operadores e indústrias investem no design mais moderno dos ônibus para atrair passageiros e usuários dos carros para os sistemas de transportes públicos. Mas os ônibus não se limitam a ser bonitos. Eles são mais seguros, modernos e confortáveis. O modelo Neobus Mega BRT, Volvo, entregue em Goiânia, e que já roda em Curitiba, tem espaço interno maior, corredores e distância entre os bancos aumentados assim como a altura interna. Monitores de TV, painéis que avisam por imagem e áudio as paradas para os passageiros, computadores de bordo que informam em tempo real os dados operacionais de veículos e sistemas de rastreamento inteligentes que emitem relatórios de como o ônibus está sendo dirigido também oferecem mais segurança e confiabilidade aos passageiros.

Biarticulados se destacam em Goiânia
O maior ônibus do mundo começou a circular nesta terça-feira pela Metrobus, no Eixo Anhanguera

ADAMO BAZANI – CBN

Eles chamam mesmo a atenção. São grandes, têm desenho futurista, equipamentos modernos e acima de tudo trazem a esperança de uma mobilidade urbana melhor.
Foram essas as sensações provocadas na população pelos primeiros ônibus biarticulados e articulados comprados pela Metrobus Transporte Coletivo S.A.,. nesta terça-feira, dia 06 de setembro de 2011, primeiro dia de operação destes veículos, em Goiânia, Goiás.
Os ônibus começaram a prestar serviços no Eixo Anhanguera, partindo do Terminal Padre Pelágio e seguindo pela Avenida Anhanguera.
A população já teve a oportunidade de conhecer estes gigantes, a versão biarticulada trata-se do maior ônibus do mundo, com 28 metros de comprimento, e até escolheu a cor do veículo. Foram 22 mil pessoas que votaram. A maioria decidiu pela cor azul, mais sóbria que a amarela adotada pela Metrobus, inclusive em ônibus biarticulados um pouco mais antigos.
Mas nada como vê-los à disposição da cidade.
Com a presença de autoridades, como o Governador de Goiás, Marconi Perillo, e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, foram colocados hoje em circulação 11 ônibus de grande porte.
Cinco são do tipo biarticulado, com 28 metros de comprimento, e outros seis são articulados, com até 21 metros de comprimento.
No total, a Metrobus comprou 90 ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit). Deste total, que á incluem os apresentados nesta terça-feira, 60 são articulados e 30 biarticulados.
De acordo com o presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, a compra dos ônibus é um primeiro passo para a modernização e capacitação dos transportes em Goiânia.
Obras para privilegiar o transporte público e melhorar estrutura de corredores e terminais também estão no cronograma do município.
Outra ação do municio e o Embarque Cidadão e Embarque Solidário que visam reeeducar passageiros para dar prioridade na entrada dos ônibus para idosos, gestantes, pessoas com limitações e portadores de necessidades especiais.
Aliás, a acessibilidade, promete o poder público, será outra prioridade para o aperfeiçoamento do sistema, com a reforma de estações e terminais e colocação de equipamentos que facilitem o uso do transporte público por parte de portadores de deficiência.
A renovação da frota deve diminuir a idade média dos veículos. Em Goiás, há ônibus de 13 anos de idade, considerada muito alta para serviços urbanos.

MODERNIDADE:

Os ônibus não são apenas veículos novos. Pelos atributos da carroceria e do chassi, eles conferem modernidade e mais conforto para os passageiros.
As carrocerias são produzidas pela Neobus – San Marino, modelo Mega BRT. Os chassis são da Volvo. A configuração articulada, de 21 metros, tem capacidade para transportar 170 pessoa, 30 a mais que os ônibus antigos articulados de 18 metros. O biarticulado, considerado o maior ônibus do mundo, tem 28 metros de comprimento e capacidade para 280 pessoas, também 30 a mais em comparação aos veículos biarticulados de 25 metros.
A Metrobus calcula que só a colocação destes ônibus, sem a necessidade de compra de outros veículos para o sistema, a oferta de transportes na cidade será ampliada em 20%.
Com menos ônibus, porém maiores e mais espaçosos, será possível oferecer mais lugares, o que deve diminuir o problema da superlotação.
Os ônibus têm um design mais moderno. Isso pode atrair também quem usa carro para se deslocar. Isso porque, com um modelo que remete rapidez e eficiência, o sistema mostra que os transportes estão mudando. E quebrar a imagem do ônibus “quadradão”, velho, que vive lotado e quebrado, é um dos desafios da indústria e dos operadores.
Um dos problemas em relação aos transportes é a imagem. Veículos novos e com desenho futuristas, aliados acima de tudo com um sistema que realmente funcione, pois não basta ter apenas ônibus bonitos, pode chamar a atenção do usuário do carro a pelo menos experimentar a novidade.
Além de maiores por fora, maiores por dentro também. O corredor permite melhor circulação dos passageiros (o ônibus possui largura total de 2,60 metros), as poltronas são mais anatômicas e, seguindo as novas normas de conforto e qualidade, a distância entre elas é maior. A altura interna do ônibus também é mais elevada.
Computador de bordo, com informações em tempo real sobre dados de consumo, desempenho do veículo e eventuais problemas, deixam a viagem mais segura e confortável, além de proporcionar economia na operação.
O motor e a suspensão funcionam eletronicamente e os ônibus também possuem monitores de TV. Há câmeras internas de segurança.
Painéis eletrônicos para os passageiros informam as paradas atendidas pelo veículo. Essa informação também é concedida em forma de áudio.
O sistema ITS dos ônibus permite rastreamento via satélite em tempo real e emite relatórios sobre a condução dos veículos, o que deixa os motoristas mais cuidadosos em seu trabalho.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Antonio Filho disse:

    Se tivesse ar condicionado eu até animava de passear nele. Mas Goiânia é quente demais.

    E dentre as três opções de pintura que estavam disponíveis, escolheram a menos feia. Mas todas era MUITO feias. Pintado assim nem parece tanto com os ônibus bonitos de Curitiba.

    Eu queria ver como são pintados os carros dessas pessoas que têm essas idéias de pinturas toscas.

  2. Nos brasiliense gostarimos que circulece em todos as nosssas cidades;

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