TÁXIS PODEM DEIXAR CORREDOR DE ÔNIBUS EM SÃO PAULO

Táxis em corredor de ônibus

Táxi no Corredor da Vereador José Diniz. A velocidade dos ônibus nos corredores e faixas exclusivas em São Paulo é muito baixa. São vários os motivos apontados pelos especialistas. Mau planejamento das partidas, como diversas linhas saindo juntas no mesmo terminal, falta de estrutura como ausência de pontos de ultrapassagem e divisão melhor do intervalo das frotas são alguns dos motivos. Fatores externos, como veículos a mais no corredor, a exemplo dos táxis contribuem ainda mais para os atrasos e redução na velocidade dos ônibus. Além disso, a segurança é prejudicada pelo fato de os táxis não aguardarem os ônibus enquanto estão nos pontos e ficarem num zigue-zague entrando e saindo dos corredores, fechando os carros nas vias convencionais e os ônibus nos corredores. Grupo de estudos tem até 40 dias para terminar análise, prazo que coincide com o fim da portaria que autoriza a circulação dos táxis no espaço exclusivo dos ônibus. FOTO: Adamo Bazani.

Táxis podem deixar de circular em corredor de ônibus
Estudo deve durar 40 dias. De acordo com especialistas, os táxis diminuem a velocidade operacional dos ônibus e a segurança dos corredores por causa do entra e sai no espaço

ADAMO BAZANI – CBN

A velocidade média dos corredores de ônibus em São Paulo já não é uma das melhores para um espaço preferencial. Ela varia entre 20 km/h e 25 km/h, mas em alguns pontos, não ultrapassa a 8 km/h.
Os motivos são vários: programação dos horários das diferentes linhas que saem quase todas na mesma hora, falta de melhor estrutura nos corredores, que sequer possuem pontos de ultrapassagem em alguns gargalos, o que ocasiona filas enormes nos pontos mais movimentados e congestionamento de ônibus.
Qualquer interferência externa ou a mais diminui ainda mais esta velocidade dos corredores e pode aumentar os riscos operacionais.
Uma das grandes discussões é a permissão da circulação de táxis com passageiros nos espaços para ônibus.
Os táxis são veículos a mais que disputam e ocupam o espaço dos ônibus, diminuindo a velocidade dos coletivos, já que são em grande quantidade, e podem colocar em risco as operações nos corredores, porque os táxis não ficam esperando os ônibus saírem dos pontos e saem para as vias normais, fechando os outros carros de passeio e desrespeitando os pedestres. Este entra e sai de táxis coloca em risco a segurança dos locais.
Por conta disso, foi publicada nesta quarta-feira, dia 06 de julho, no Diário Oficial do Município a criação de um grupo de estudos que terá 40 dias para fazer um levantamento que deve decidir a retirada dos táxis nos corredores de ônibus.
O prazo do final dos estudos foi feito para coincidir com o fim da validade da portaria que autoriza o deslocamento dos táxis nos corredores, que é dia 30 de setembro. Por várias vezes foram renovadas as autorizações pata táxis andarem nas vias de ônibus.
Pedestres, motoristas e passageiros de ônibus veem como positiva a retirada dos táxis da via que deve ser só do transporte de capacidade maior.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite

    Para reflexão.

    “Papagaio come milho e o periquito leva a fama”

    Grato
    Paulo Gil

  2. Gustavo Cunha disse:

    Boa noite.
    O táxi, se bem utilizado, com tarifação adequada, também pode ser um meio de transporte, eficiente.
    Ressalto, como em outras oportunidades que, todos os modais tem a sua importância e podem ser utilizados, conjuntamente, na medida do possível, onde for possível e necessário.

  3. Luiz Vilela disse:

    Confesso minha impaciência com uso de corredores de ônibus.

    Grupo de estudos pra que? Pra continuar enrolando os usuários e bancando interesses particulares de empresas de ônibus?

    Corredores de alto tráfego com Rebouças, Paulista, Consolação e vários outros têm que ter BRT elétrico exclusivamente, em pista de concreto, sem cobrança dentros dos veículos. As outras linhas precisam funcionar em função dele; sair e voltar pra ele, sem sobreposições. Nem pensar em taxis ou outros veículos compartilhando.

    Para isto é necessário bilhete únco abrangente e integração ágil. E determinação e coragem política para implantar o célebre conceito de Jaime Lerner.

    Onde BRT não atender o fluxo, solução é VLT. Caso típico do Bandeira-Largo 13. Hoje ouvi que na Europa ônibus têm preferência em semáforos por aproximação, via softwares de gerenciamento de fluxo. Está aí boa parte da solução para os cruzamentos.

  4. Danilo disse:

    Ja ta mais do que na hora dos taxis deixarem os corredores DE ONIBUS, além de impacientes, muitos se aproveitam de seus vidros escuros para trafegarem pelo corredor SEM PASSAGEIRO.

    1. Jef disse:

      Danilo provavelmente vc não utilisa taxi por isso vc está equivocado em seu comentário, pois o grande problema não é o taxi no corredor e sim o sistema de transporte público de SP que é mal planejado, falido e sucateado, tendo um transporte publico decente, o transito das grandes Capitais acabaria, garanto que todos deixariam seus carros em casa e usaria tal como: taxi, onibus, metro e outros.
      OBS. GARANTO QUE O USUARIO DE TAXI EM SÃO PAULO APROVA O TAXI NO CORREDOR, TAXI PAULISTA 1 EM ATENDIMENTO AO PUBLICO DO PAIS.

  5. PATI2 disse:

    APROVO SIM O USO DOS TAXIS PELOS CORREDORES DE ONIBUS..
    APENAS OS IDIOTAS QUE NAO TEM O QUE INVENTAR FICAM CRIANDO IDEIAS DE EXCLUIR OS TAXIS DOS CORREDORES.
    AO INVES DE SE METER NO QUE NAO DEVEM, VÃO FAZER COISAS QUE REALMENTE BENEFICIEM A POPULACAO.
    APROVO USO DE TAXI PELOS CORREDORES

  6. paloma disse:

    APROVO SIM O USO DOS TAXIS PELOS CORREDORES DE ONIBUS..
    APENAS OS IDIOTAS QUE NAO TEM O QUE INVENTAR FICAM CRIANDO IDEIAS DE EXCLUIR OS TAXIS DOS CORREDORES.
    AO INVES DE SE METER NO QUE NAO DEVEM, VÃO FAZER COISAS QUE REALMENTE BENEFICIEM A POPULACAO.
    APROVO USO DE TAXI PELOS CORREDORES
    A SOCIEDADE AGRADECE

  7. João disse:

    O dia que táxi transportar mais que um passageiro sem relação com o outro, eu aceitarei a ideia de Táxi no Corredor de Onibus, corredor para transporte coletivo não é para transporte particular, a única diferença do carro particular para o táxi é o motorista….

Deixe uma resposta para Paulo GilCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading