JÚLIO SIMÕES E METROPOLITANA EM SOROCABA

ônibus Sorocaba

Licitação do Lote 01 de Sorocaba teve de ser feita por conta das instabilidades jurídicas, fiscais e financeiras da TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, de Renê Gomes de Sousa, parente de Baltazar José de Sousa, que enfrenta as mesmas dificuldades e a exemplo de Renê perdeu os serviços de transportes em várias cidades. Só com o INSS, a TCS acumula dívidas de R$ 62 milhões e com o FGTS, 25, milhões. Depois da Expresso Santa Paula ser considerada a favorita no certame, ela foi desclassificada por falta de viabilidade prática em sua proposta. Desde 2009, quando a TCS parou de operar, 4 empresas de ônibus prestavam serviços com contratos emergenciais. Em 16 de junho de 2011, finalmente a Prefeitura anunciou o Consórcio Sorocaba, formado pelos grupos da Júlio Simões e Metropolitana, como vencedor. O Consórcio colocará 179 ônibus zero quilômetro nas ruas. Foto: Vinícuis Alvarenga

Consórcio Sorocaba se prepara para assumir os transportes na cidade
Depois de uma licitação complicada, com o anúncio de uma vencedora e depois sua desclassificação, Júlio Simões e Metropolitana assumem o lote 01 da cidade

ADAMO BAZANI – CBN

A exemplo de quase todas as licitações de transportes públicos, a de Sorocaba foi marcada por tensões, altos e baixos e complicações.
Mas finalmente, na quinta-feira, dia 16 de junho de 2011, o prefeito Vitor Lippi, o vice-prefeito, José Ailton Ribeiro, e o diretor presidente da gerenciadora Urbes, Renato Gianolla, assinaram o contrato de concessão com o Consórcio vencedor.
Em até 4 meses, deve assumir o lote 01 da cidade, o Consórcio Sorocaba, que é formado pela CS Brasil, que controla a empresa Júlio Simões, de Mogi das Cruzes, e a Empresa Rodoviária Metropolitana, de Pernambuco.
A Santa Paula, do Espírito Santo, chegou a ser anunciada como a principal cotada na licitação para ocupar o lugar da TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, mas sua proposta financeira não foi considerada compatível com o que poderia ser realizado.
O Consórcio Sorocaba já se prepara tecnicamente para operar 43 linhas alimentadoras e uma circular.
Os ônibus deverão ser zero quilômetro, além de apresentarem acessibilidade para portadores de deficiência e motorização mais potente e eletrônica. Diminuição dos índices de poluição e ruído, com ônibus mais novos e tecnologia moderna também eram outras exigências do edital.
Seguindo as normas NBR 15570, os veículos terão maior espaço entre os bancos, saídas de emergência, piso anti-derrapante, sinalização refletora ao longo da lataria, lâmpadas de led, itinerário eletrônico e sistema de circulação de ar no salão de passageiros. Não é exigido ar condicionado.
No total, o Consórcio Sorocaba vai ter 179 ônibus, dos quais 165 em escala, 14 para a reserva e 09 micro-onibus.
O valor do contrato com a Prefeitura é de R$ 60 milhões por ano e a duração é de 08 ano, que podem ser prorrogados.
Depois da desclassificação da Expresso Santa Paula, o Consórcio Sorocaba foi o que ofereceu melhor proposta financeira ao poder público:
Consórcio Sorocaba: que ofereceu custo de R$ 2,374 por passageiro
CST – Consórcio Sorocaba de Transportes: R$ 2,388
NTS – Consórcio Nova Transporte Sorocaba: R$ 2,449
Por conta também da retirada da Santa Paula, a Prefeitura de Sorocaba teve de renovar os contratos emergências, ao custo de R$ 33 milhões, com as 04 empresas que operavam o Lote 01 até a definição da licitação: Rosa, de Tatuí, São João, de Votorantin, Jundiá, de Alumínio, e a Reunidas Paulista, mais conhecida por operar linhas rodoviárias.
Se o contrato de emergência fosse até o final, os ganhos de cada empresa seriam:
Reunidas Paulista: R$ 9 milhões 044 mil 755 e 48 centavos
Rosa: R$ 8 milhões 149 mil 422 e 67 centavos
Jundiá: R$ 8 milhões 086 mil 822 e 14 centavos
Viação São João: R$ 7 milhões 864 mil 834 e 61 centavos.
MÁ GESTÃO OBRIGOU A PREFEITURA FAZER LICITAÇÃO:

A licitação do lote 01 de Sorocaba, que contempla 43 linhas alimentadoras e uma expressa, só foi necessária por causa de problemas de gestão, financeiros e jurídicos da antiga operada da cidade: a TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, do empresário René Gomes de Sousa, parente de Baltazar José de Sousa, que também enfrenta problemas de dívidas e com a Justiça e que se encontra num “refúgio” na Europa há pelo menos dois meses.
A Transporte Coletivo Sorocaba foi considerada incapaz de prestar serviços, de se manter e foi retirada do sistema em 2009, obrigando a Prefeitura assinar co contrato emergencial com a Reunidas Paulista, Rosa, Jundiá e São João.
De acordo com estudos pedidos pela Prefeitura de Sorocaba à Fundação Getúlio Vargas e divulgados pela CUT – Central Única dos Trabalhadores, as dívidas da TCS ultrapassaram R$ 2,5 milhões de recolhimentos atrasados do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e R$ 62 milhões com o INSS.
René Gomes de Sousa pelos mesmos motivos perdeu os serviços de transportes em São José dos Campos, Uberlândia e Uberada. O mesmo caminho seguido por Baltazar José de Sousa, que perdeu em Brasília, Manaus, Uberaba, teve de dividir o seu reduto Mauá, com outra empresa. Ronan Maria Pinto, parente de Baltazar também, já aventou a possibilidade de assumir parte do transporte de Mauá que corresponde a Baltazar.
O problema é que as instabilidades jurídicas e fiscais destas empresas de ônibus acabam sendo sentidas principalmente pelos trabalhadores (há funcionários da Viação Cidade de Mauá, ex Barão de Mauá., com mais de 15 anos de atrasos em direitos trabalhistas) e o passageiros, que sofre com ônibus velhos ou mal conservados. Uma empresa que não se apresenta estável financeiramente e juridicamente não vai fazer as manutenções e cuidar da frota da melhor maneira possível.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. gabriel disse:

    por favor, Julio Simões no inicio parecia ser responsável, mas no Fim das contas se mostrou uma tremenda piada, sou mais a VIM, embora eu ache ela muito afobada para conquistar São Paulo,

  2. Italo Silva disse:

    Se Júlio Simões operar como opera o munícipio de Mogi NO QUESITO FROTA, Sorocaba estará bem servida. Não falta investimentos e também aqui, ao que parece, a prefeitura por meio de sua pasta responsável cobra sempre por frota renovada (há ônibus praticamente “zero” em circulação). Porém, no quesito intervalo e linhas, alguns distritos e bairros estão bem maltratados: meu caso mesmo, ônibus para o centro só disponho a cada 20 ou 25 minutos. Em bairros, como o distrito de Quatinga, a situação piora. E só há duas linhas para um distrito tão grande como o caso de Jundiapeba. E um grande detalhe, que acho falho até hoje, é que desde que Mogi abriu os terminais Centro e Estudantes, todos os ônibus só fazem paradas lá (dadas RARÍSSIMAS exceções), ou seja, a prefeitura simplesmente eliminou os ônibus que fazem itinerário de um bairro a outro.
    Mas, ainda não é o pior… Será pior se a Júlio Simões operar com a mesma preocupação em Sorocaba com as concessões mais rendosas à ela, ou seja, as intermunicipais da EMTU, onde a frota se baseia no que já “sofreu” nas cidades que possui concessão e sofrem leve reforma. Leve mesmo, já que até água pela borracha do vidro do carro vi entrar certa vez. Além de bancos soltos, os estofados (claro que, isso também pode – e em muitos casos é – culpa do passageiro) furados e/ou rasgados, sistemas de segurança sem as proteções devidas, enfim, até um dia em que, na mesma semana, veículos praticamente novos – dois Torinos 2010 um Apache Vip 2007 motor VW 17-230 e um Comil também 2010 – quebraram no intervalo de quinta pra sexta. Primeiro, o Apache que eu estava dá pane elétrica. O Torino cumpria a 145 e o ônibus que me resgatou, já superlotado, resgatou quem rumava para o Itaim. Na volta desta quinta, encontro outro Torino quebrado e na sexta, o Comil que me leva pra casa quebra.
    Agora, torço pelos Sorocabanos que a prefeitura fique firme em cima da CS Brasil e que eles cobrem respeito e bom serviço dessa empresa.

    1. para de inventar estoria a julio Simões não te onibus torino , ea julio e a empressa que mais tem condisões na região,vai andar de pau de arara no nordeste e depois vc v o que e sofrimento

  3. alex disse:

    bom dia que legal essa empresa asssava na hora!!!! só uma pergunta como faço pra enviar meu curriculo para a cs brasil que vai assumir aki em sorocaba?

    1. alex disse:

      é dificil!!!!

  4. DANIEL disse:

    Alex no dia em que a cs Brasil Começar a Operar você pode se dirigir a ela, outro modo se você que ser motorista, fiscal, argente de bordo ou outros, a melhor e mais rápida empresa para entrar e a JUNDIÁ- TRANSPORTADORA TURÍSTICA LTDA. A QUAL FAZ O EMERGENCIAL “D” EM SOROCABA E BOM CORRER PARA ENTRAR DAI VOCÊ JA TERÁ EMPREGO GARANTIDO NA CS BRASIL E METROPOLITANA TRANSPORTES LTDA. GRATO

    1. alex disse:

      obrigado pela dica Daniel ja enviei varios curriculos para a jundiá mais é preciso ter uma boa cunha la ta dificil de entrar, ja tenho curso de transporte coletivo cnh D só falta a cunha!!!

  5. gisele disse:

    gostaria de saber sobre a liminar com que as empresas emergenciais entraran vai prejudicar a vinda para sorocaba

  6. Elias disse:

    Infelizmente a licitação foi paralisada novamente, já que o Consórcio Sorocaba Transportes conseguiu uma liminar junto a Vara da Fazenda Pública, alegando irregularidades em planilhas do Consórcio Sorocaba, o vencedor.
    Sendo assim, as emergências continuam prestando o serviço, e estas(Jundiá, Rosa, São João) anseiam para que o martelinho da justiça bata a favor delas para que elas continuem ganhando seus milhões em Sorocaba, coisa que dificilmente conseguem em outras cidades

  7. adalberto paulo disse:

    oportunidade imperdivel, para empresarios de frota de onibus ,se estabelecerem na republica de camarões. contato com sr. jean marie aboganena. email. jaboganena@yahoo.fr. representante no brasil. o governo da republica camarões, oferece incentivos fiscais, maiores detalhes com sr. jean. contatos em ingles ou frances. tel. 19- 82415152 , 023- 22018420. investimento para empresarios de visão ,tendo em vista nescessidade urgente , investimentos no transportes urbano. contatos ate. 25/07/2011. gratos pela atenção. contato comercial; sr. adalberto paulo. obs. oportunidade unica. para empreendedores. 20/07/2011

    1. Pedro disse:

      Prezados Amigos:

      O Srº Aboganena é uma fraude Ele enganou varios Brasileiros em seu país,
      tenha cuidado, Eu quase fui morto por sua quadrilha.
      Confira com o Embaixador do Brasil em Camarões.

  8. luiz disse:

    afinal quem vai circular ,em sorocaba

  9. Nem a Justiça, as empresas e a Prefeitura sabem, caro Luiz

    Saiba os motivos nesta postagem mais recente:

    http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2011/07/25/empresas-com-contratos-emergenciais-contestam-licitacao-em-sorocaba/

  10. isaias barbosa disse:

    a cs brasil ja vai começar mto mal vai trazer 188 comil volks scania.e mto comil divida essa frota com mais carrocerias com caio millenium,mascarello,buscar eco novo,vialle 2,neobus entre outros.ja tem comil demais carroceria mto fraca;.
    CHEGA DE COMIL ,APACHE VIP2.APACHE S22;

  11. clodovaldo disse:

    a cs brasil seja bem vinda apesar das criticas nos condutores temos esperança de trabalhar com uma boa frota

  12. josmar cau disse:

    boa tarde como faso para emviar um curriculo obrigado

  13. Elias disse:

    Espero que tanto a CS Brasil e a Metropolitana venham para Sorocaba para restaurar o tempo em que tinhamos um transporte coletivo a nível de Curitiba, com carrocerias modernas e chassis potentes. Sorocaba está cada vez mais infestada de Caio Vip 2 e Comil Svelto, que não beneficiam em nada a população. A cidade merece ônibus melhores e maiores, pois a população cresceu e a frota deve se adequar a essa nova demanda.
    O contrato de 60 milhões por ano dá muitíssimo bem para investir numa frota decente…

  14. isaias barbosa disse:

    SEI Q VCS CONUTORES PRECISAM DE UMA FROTA BOA POR ISSO QUESTIONEI A VINDA DOS COMIL PRA ESSA FROTA VCS EA POPULAÇAO JA CONHECE .SAO MTO FRACAS EM UM MES VAO TAR TUDO COM TRASEIRA BATENDO NO CHAO;AINDA MAIS AGORA Q E FIM DE ANO Q DA MEGAS LOTAÇAO NO BUSAO.OS COMIL ,VIP2 ,APACHE S22 SAO FRACOS NAO AGUENTAM MTO.PRINCIPALMENTE LINHAS COMO .62 S.BENTO,58 V REGIA ,42 LARANJEIRAS,55 RODRIGO,03 NV ESPERANÇA ,31 CAJURU ,53 EDEN .14 STA ROSALIA ENTRE OUTRAS.
    CHEGA DE COMIL, VIP 2 ,MARCOPOLLO TORINO,APACHE S22

  15. Rodinei Baptista de Oliveira disse:

    Como faço pra mandar um currículo pra uma vaga de motorista nesta empresa?

    1. isaias barbosa disse:

      esperar um pouco ate acharem a garagem paresse q vai ser perto do bairro parada do alto

      1. isaias barbosa disse:

        ESTA EMPRESA NAO IA ENTRAR DIA 16/10/2011 NO LUGAR DA REUNIDAS E SAO JOAO.JA VIROU PIADA NE.
        A URBES E MANIPULADORA UM DIA XEREBEBEU PRA ELA

  16. isaias barbosa disse:

    GENTE EU FUI NA EMPRESA DE ONIBUS JULIO SIMOES .E A FROTA DE COMIL SVELTO FABRICAÇAO 2011.SAO TODOS DE TRES PORTAS ,NAO TEM NENHUM SCANIA DE 15 MTS NAO.
    COMEÇA COM 1001 E VAI ATE 11……AH NAO VI ARTICULADOS TBM NAO
    BOA NOITE OTIMO COMEÇO DE SEMANA

  17. Ramos disse:

    No ano de 1991 Sorocaba tinha um transporte comparado com um transporte de primeiro mundo com ônibus de 3 portas da mercedes 371 que era um luxo na epoca .Hoje vinte anos depois temos ônibus que não combinam muito com uma metrópole como Sorocaba, e a nova empresa que pensavamos que iria se instalar com inovações, estão entrando com a mesma frota e modelo de onibus que hoje se encontra com as empresas emergenciais, para fazer a população usar mais o transporte publico tem que haver um investimento maior na area de transporte, desejo uma boa sorte para a nova empresa e que nos proximos anos tenhamos uma melhora significativa no transporte, para desafogarmos o transito carregado que hoje se encontra Sorocaba.

    1. isaias barbosa disse:

      E VC TEM TODA RAZAO A JULIO SIMOES ME DECEPCIONOU;DIZEM VAO ATE DIMINUIR OS ONIBUS EM ALGUMAS LINHAS PQ AGORA GANHARAM POR CATRACA GIRADA.VAMOS ESPERAR PRA VER;
      DIA 31/10/11 JULIO SIMOES ESTA DIFINITIVAMENTE EM SOROCABA

  18. ANDRE disse:

    REFERNTE AO TRANSPORTE URBANO DE SOROCABA A PREFEITURA DEVERIA OPERAR COM EMPRESAS DA CIDADE POIS IRIA GERAR BENEFICIOS PARA A CIDADE COMO IMPOSTOS O COMERCIO E AS EMPRESAS INVESTEN NO MUNICIPIO E OUTRAS EMPRESAS DE OUTROS ESTADOS OU CIDADES NÂO IRÂO INVESTIR NO MUNICIPIO POIS O SEU FATUARAMENTO SERA ENVIADO PARA OS ESTADOS OU CIDADES ONDE ELAS TEM SUA BASE (MATRIS) E DEIXARAN DE INVESTIR NO MUNICIPIO E ESTA GRANA TODA SAIRA DE NIOSSA CIDADE NÂO TARA BENEFICIO ALGUN

  19. isaias barbosa disse:

    boa noite
    SEGUNDA _FEIRA A CS BRASIL COMEÇA A CIRCULAR EM SOROCABA ATENÇA PARA AS PRIMEIRAS LINHAS SEREM ATENDIDAS POR ELA

    02 BRASILANDIA
    16 ANGELICA / BOTUCATU
    20 VILA CAROL
    23 INDUSTRIAL / YKK
    24 GUADALUPE
    25 ITAVUVU / HABITETO
    39 ALDEIA DOS ALARANJAIS
    39/1 STA ESMERALDA / PORTAL DO ITAVUVU
    45 RETIRO SAO JOAO
    46 PAINEIRAS / STA MARINA / STA CATARINA
    50 HUNGARES
    54 PAES DE LINHARES
    58/1 SOROCABA PARK / HEBERT DE SOUZA
    61 IPORANGA
    70 NOVA SOROCABA / NV HORIZONTE

    NA MINHA OPINIAO SERIA ASSIM

    02 BRASILANDIA
    08 TRUJILLO
    14 SANTA ROSALIA
    16 ANGELICA / BOTUCATU
    19 PROGRESSO
    21 LOPES DE OLIVEIRA
    25 ITAVUVU
    28 MINEIRAO
    36 PORCEL
    42 LARANJEIRAS
    46 PAINEIRAS
    58 VIT REGIA
    58 SOROCABA PARK
    59 MARIA EUGENIA
    100 EXPRESSO

    POR FAVOR POSTEM SUA OPINIAO AKI OU NO MEU GMAIL ; ISAIAS.CRISTINO19@GMAIL.COM

    1. isaias barbosa disse:

      A SERAM TODOS DE TRES PORTAS

  20. Jorge dos Santos Lima disse:

    boa tarde, gostaria de enviar meu curriculum, para apreciação, onde posso enviar?

    1. isaias barbosa disse:

      BOA TARDE JORGE VAI NA GARAGEM FIKA.
      AV DR CAMPOS SALES N 900 VL PARADA DO ALTO
      BOA SORTE

  21. isaias barbosa disse:

    OI PESSOAL ATENÇAO PARA PROXIMAS LINHAS Q PASSARAM PARA CONSORCIO SOROCABA

    03 NV ESPERANÇA
    05 VL CARVALHO / VL FIORI / GM
    08 TRUJILLO /HOSP MODELO / VL BARAO
    14 STA ROSALIA / PRO-EX PAÇO
    19 PROGRESSO/ VL SANTANA
    21 LOPES DE OLIVEIRA /AV IPANEMA
    26 IPANEMA /BOM JESUS/ESTR DINORAH
    36 PORCEL /POLICLINICA
    38 APARECIDINHA VIA EDEN
    56 IGUATEMI /MORUMBI 1,2,3 E 4
    64 PAÇO MUNICIPAL VIA POLICLINICA
    64/3 PAÇO VIA GAL OSORIO ATE CX DE AGUA VL BARAO
    64/4 PAÇO VIA MARIA EUGENIA
    68 SOLNASCENTE/JD CALIFORNIA
    69 CAGUACU / AV IPANEMA
    72 BAIRROS DOS CARVALHOS /NILTON TORRES
    75 CAMPININHA / AV SAO PAULO

    PESSOAL SO NAO SEI QDO VAO ENTRAR/
    EU ACHO Q DEPOIS Q ACABAR AS LINHAS DA REUNIDAS E JUNDIA

    1. isaias barbosa disse:

      DIA 7 ESTA LINHAS ACIMA VAO ENTRAR

  22. isaias barbosa disse:

    pessoal os onibus da consorcio sorocaba estao quebrando atoa ,ontem o 1090 q fazia 19 progresso quebro saindo do terminal.
    o 1001 q fazia a linha 03 n esperança q no terminal.e hj 0 1002 tbm deu pane eletrica
    a bruxa ta solta falei q comil sao fracos aki pra sorocaba.
    ah nao vai ter articulados

    1. isaias barbosa disse:

      na duvida olhem o jornal cruzeiro de 08/11/11

  23. Wagner Ricardo Mares disse:

    Wagner Ricardo de Almeida Mares Brasileiro, casado 30 anos
    Rua Urbano Duarte , número 587
    Casa Verde – São Paulo – SP
    Telefone: (11)66023436 / E-mail: ricardomares2@hotmail.com

    objetivo

    Cargo de motorista .

    FORMAÇÃO

    Curso nivel médio completo
    superior em Engenharia . Unip, incompleto .

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    2002-2007 – Evidence Rent ACar
    Cargo:Motorista Particular.
    Principais atividades: Transportava executivos e menbros da diretoria da Petrobras.
    Responsável pela manutencao e conservacao do veiculo.
    2007-2011 – Transcooper.
    Cargo: Motorista de Onibus
    Principais atividades: transportecoletivo de passageiros.

    QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS

    Curso de Transporte coletivo de passageiros .
    Curso de Direcao defensiva , primeiro socorros, aducacao no transito e legislacao.

  24. karina dos anjos disse:

    como faço para mandar curriculum nessa empresa

  25. Marcionil viana disse:

    MARCIONIL VIANA

    SOLTEIRO
    NAÕ FUMANTE

    DATA DE NASC; 13/04/1972

    ENSINO MÉDIO COMPLETO

    HABILITAÇAÕ; CATG. D

    RUA. ALAMEDA DAS VIOLETAS N. 562

    BAIRRO. JARDIM SIMUS.

    SOROCABA

    E-MAIL. JAPAOESPANHA@HOTMAIL.COM

    FONE(015)30330835
    CELULAR(015)97771511

    EXPERIENÇIA PROFISSIONAL

    TRANSPORTE DE PNEUS TDA/AS

    EXTERIOR- ESPANHÃ

    CARGO. MOTORISTA

    PERIODO DE. 1997 A 2000

    AUTO ESCOLA OLIVEIRA DE CABREÚVA

    CARGO, MOTORISTA INSTRUTOR TEORÍCO É PRATICO

    PERÍODO DE. 2000 A 2011

    TOTAL DISPONIBILIDADE DE HORARRÍO

    SALARÍO A COMBINAR

    FORMAÇÃO

    Curso nivel médio completo
    superior em Engenharia . Unip, incompleto .

    EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

    2002-2007 – Evidence Rent ACar
    Cargo:Motorista Particular.
    Principais atividades: Transportava executivos e menbros da diretoria da Petrobras.
    Responsável pela manutencao e conservacao do veiculo.
    2007-2011 – Transcooper.
    Cargo: Motorista de Onibus
    Principais atividades: transportecoletivo de passageiros.

    QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS

    Curso de Transporte coletivo de passageiros .
    Curso de Direcao defensiva , primeiro socorros, aducacao no transito e legislacao.

  26. JONATAN disse:

    GOSTARIA DE SABER QUE HORAS PASSA O 1° ONIBOS INDUSTRIAL AKI ONDE EU MORO NA PEDREIRA ITAQUAQUECETUBA

  27. Jeroncio disse:

    O grupo JS esta contratando assassinos no volante, hoje de manhão fui fechado pelo um Gol placa GQK8686, pertecente a empresa CS BRASIL TRANSPORTE DE PASSAGEIRO E SERVIÇO LTDA CGC 109656930001697

  28. Este é o modelo excelente que nós motorista vemos que o passageiro presiça de uma empresa assim.
    Tando o passageiro como o motorista tbm.
    Parabéns Júlio Simões
    Seria orgulho fazer parte dessa empresa seria uma satisfação mt gd
    Por se tratar bém dos passageiros e dos funcionários por igualdade
    Parabéns

Deixe uma resposta para RamosCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading