JÚLIO SIMÕES E METROPOLITANA EM SOROCABA
Publicado em: 19 de junho de 2011
Consórcio Sorocaba se prepara para assumir os transportes na cidade
Depois de uma licitação complicada, com o anúncio de uma vencedora e depois sua desclassificação, Júlio Simões e Metropolitana assumem o lote 01 da cidade
ADAMO BAZANI – CBN
A exemplo de quase todas as licitações de transportes públicos, a de Sorocaba foi marcada por tensões, altos e baixos e complicações.
Mas finalmente, na quinta-feira, dia 16 de junho de 2011, o prefeito Vitor Lippi, o vice-prefeito, José Ailton Ribeiro, e o diretor presidente da gerenciadora Urbes, Renato Gianolla, assinaram o contrato de concessão com o Consórcio vencedor.
Em até 4 meses, deve assumir o lote 01 da cidade, o Consórcio Sorocaba, que é formado pela CS Brasil, que controla a empresa Júlio Simões, de Mogi das Cruzes, e a Empresa Rodoviária Metropolitana, de Pernambuco.
A Santa Paula, do Espírito Santo, chegou a ser anunciada como a principal cotada na licitação para ocupar o lugar da TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, mas sua proposta financeira não foi considerada compatível com o que poderia ser realizado.
O Consórcio Sorocaba já se prepara tecnicamente para operar 43 linhas alimentadoras e uma circular.
Os ônibus deverão ser zero quilômetro, além de apresentarem acessibilidade para portadores de deficiência e motorização mais potente e eletrônica. Diminuição dos índices de poluição e ruído, com ônibus mais novos e tecnologia moderna também eram outras exigências do edital.
Seguindo as normas NBR 15570, os veículos terão maior espaço entre os bancos, saídas de emergência, piso anti-derrapante, sinalização refletora ao longo da lataria, lâmpadas de led, itinerário eletrônico e sistema de circulação de ar no salão de passageiros. Não é exigido ar condicionado.
No total, o Consórcio Sorocaba vai ter 179 ônibus, dos quais 165 em escala, 14 para a reserva e 09 micro-onibus.
O valor do contrato com a Prefeitura é de R$ 60 milhões por ano e a duração é de 08 ano, que podem ser prorrogados.
Depois da desclassificação da Expresso Santa Paula, o Consórcio Sorocaba foi o que ofereceu melhor proposta financeira ao poder público:
Consórcio Sorocaba: que ofereceu custo de R$ 2,374 por passageiro
CST – Consórcio Sorocaba de Transportes: R$ 2,388
NTS – Consórcio Nova Transporte Sorocaba: R$ 2,449
Por conta também da retirada da Santa Paula, a Prefeitura de Sorocaba teve de renovar os contratos emergências, ao custo de R$ 33 milhões, com as 04 empresas que operavam o Lote 01 até a definição da licitação: Rosa, de Tatuí, São João, de Votorantin, Jundiá, de Alumínio, e a Reunidas Paulista, mais conhecida por operar linhas rodoviárias.
Se o contrato de emergência fosse até o final, os ganhos de cada empresa seriam:
Reunidas Paulista: R$ 9 milhões 044 mil 755 e 48 centavos
Rosa: R$ 8 milhões 149 mil 422 e 67 centavos
Jundiá: R$ 8 milhões 086 mil 822 e 14 centavos
Viação São João: R$ 7 milhões 864 mil 834 e 61 centavos.
MÁ GESTÃO OBRIGOU A PREFEITURA FAZER LICITAÇÃO:
A licitação do lote 01 de Sorocaba, que contempla 43 linhas alimentadoras e uma expressa, só foi necessária por causa de problemas de gestão, financeiros e jurídicos da antiga operada da cidade: a TCS – Transporte Coletivo Sorocaba, do empresário René Gomes de Sousa, parente de Baltazar José de Sousa, que também enfrenta problemas de dívidas e com a Justiça e que se encontra num “refúgio” na Europa há pelo menos dois meses.
A Transporte Coletivo Sorocaba foi considerada incapaz de prestar serviços, de se manter e foi retirada do sistema em 2009, obrigando a Prefeitura assinar co contrato emergencial com a Reunidas Paulista, Rosa, Jundiá e São João.
De acordo com estudos pedidos pela Prefeitura de Sorocaba à Fundação Getúlio Vargas e divulgados pela CUT – Central Única dos Trabalhadores, as dívidas da TCS ultrapassaram R$ 2,5 milhões de recolhimentos atrasados do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e R$ 62 milhões com o INSS.
René Gomes de Sousa pelos mesmos motivos perdeu os serviços de transportes em São José dos Campos, Uberlândia e Uberada. O mesmo caminho seguido por Baltazar José de Sousa, que perdeu em Brasília, Manaus, Uberaba, teve de dividir o seu reduto Mauá, com outra empresa. Ronan Maria Pinto, parente de Baltazar também, já aventou a possibilidade de assumir parte do transporte de Mauá que corresponde a Baltazar.
O problema é que as instabilidades jurídicas e fiscais destas empresas de ônibus acabam sendo sentidas principalmente pelos trabalhadores (há funcionários da Viação Cidade de Mauá, ex Barão de Mauá., com mais de 15 anos de atrasos em direitos trabalhistas) e o passageiros, que sofre com ônibus velhos ou mal conservados. Uma empresa que não se apresenta estável financeiramente e juridicamente não vai fazer as manutenções e cuidar da frota da melhor maneira possível.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
por favor, Julio Simões no inicio parecia ser responsável, mas no Fim das contas se mostrou uma tremenda piada, sou mais a VIM, embora eu ache ela muito afobada para conquistar São Paulo,
Se Júlio Simões operar como opera o munícipio de Mogi NO QUESITO FROTA, Sorocaba estará bem servida. Não falta investimentos e também aqui, ao que parece, a prefeitura por meio de sua pasta responsável cobra sempre por frota renovada (há ônibus praticamente “zero” em circulação). Porém, no quesito intervalo e linhas, alguns distritos e bairros estão bem maltratados: meu caso mesmo, ônibus para o centro só disponho a cada 20 ou 25 minutos. Em bairros, como o distrito de Quatinga, a situação piora. E só há duas linhas para um distrito tão grande como o caso de Jundiapeba. E um grande detalhe, que acho falho até hoje, é que desde que Mogi abriu os terminais Centro e Estudantes, todos os ônibus só fazem paradas lá (dadas RARÍSSIMAS exceções), ou seja, a prefeitura simplesmente eliminou os ônibus que fazem itinerário de um bairro a outro.
Mas, ainda não é o pior… Será pior se a Júlio Simões operar com a mesma preocupação em Sorocaba com as concessões mais rendosas à ela, ou seja, as intermunicipais da EMTU, onde a frota se baseia no que já “sofreu” nas cidades que possui concessão e sofrem leve reforma. Leve mesmo, já que até água pela borracha do vidro do carro vi entrar certa vez. Além de bancos soltos, os estofados (claro que, isso também pode – e em muitos casos é – culpa do passageiro) furados e/ou rasgados, sistemas de segurança sem as proteções devidas, enfim, até um dia em que, na mesma semana, veículos praticamente novos – dois Torinos 2010 um Apache Vip 2007 motor VW 17-230 e um Comil também 2010 – quebraram no intervalo de quinta pra sexta. Primeiro, o Apache que eu estava dá pane elétrica. O Torino cumpria a 145 e o ônibus que me resgatou, já superlotado, resgatou quem rumava para o Itaim. Na volta desta quinta, encontro outro Torino quebrado e na sexta, o Comil que me leva pra casa quebra.
Agora, torço pelos Sorocabanos que a prefeitura fique firme em cima da CS Brasil e que eles cobrem respeito e bom serviço dessa empresa.
para de inventar estoria a julio Simões não te onibus torino , ea julio e a empressa que mais tem condisões na região,vai andar de pau de arara no nordeste e depois vc v o que e sofrimento
bom dia que legal essa empresa asssava na hora!!!! só uma pergunta como faço pra enviar meu curriculo para a cs brasil que vai assumir aki em sorocaba?
é dificil!!!!
Alex no dia em que a cs Brasil Começar a Operar você pode se dirigir a ela, outro modo se você que ser motorista, fiscal, argente de bordo ou outros, a melhor e mais rápida empresa para entrar e a JUNDIÁ- TRANSPORTADORA TURÍSTICA LTDA. A QUAL FAZ O EMERGENCIAL “D” EM SOROCABA E BOM CORRER PARA ENTRAR DAI VOCÊ JA TERÁ EMPREGO GARANTIDO NA CS BRASIL E METROPOLITANA TRANSPORTES LTDA. GRATO
obrigado pela dica Daniel ja enviei varios curriculos para a jundiá mais é preciso ter uma boa cunha la ta dificil de entrar, ja tenho curso de transporte coletivo cnh D só falta a cunha!!!
gostaria de saber sobre a liminar com que as empresas emergenciais entraran vai prejudicar a vinda para sorocaba
Infelizmente a licitação foi paralisada novamente, já que o Consórcio Sorocaba Transportes conseguiu uma liminar junto a Vara da Fazenda Pública, alegando irregularidades em planilhas do Consórcio Sorocaba, o vencedor.
Sendo assim, as emergências continuam prestando o serviço, e estas(Jundiá, Rosa, São João) anseiam para que o martelinho da justiça bata a favor delas para que elas continuem ganhando seus milhões em Sorocaba, coisa que dificilmente conseguem em outras cidades
oportunidade imperdivel, para empresarios de frota de onibus ,se estabelecerem na republica de camarões. contato com sr. jean marie aboganena. email. jaboganena@yahoo.fr. representante no brasil. o governo da republica camarões, oferece incentivos fiscais, maiores detalhes com sr. jean. contatos em ingles ou frances. tel. 19- 82415152 , 023- 22018420. investimento para empresarios de visão ,tendo em vista nescessidade urgente , investimentos no transportes urbano. contatos ate. 25/07/2011. gratos pela atenção. contato comercial; sr. adalberto paulo. obs. oportunidade unica. para empreendedores. 20/07/2011
Prezados Amigos:
O Srº Aboganena é uma fraude Ele enganou varios Brasileiros em seu país,
tenha cuidado, Eu quase fui morto por sua quadrilha.
Confira com o Embaixador do Brasil em Camarões.
afinal quem vai circular ,em sorocaba
Nem a Justiça, as empresas e a Prefeitura sabem, caro Luiz
Saiba os motivos nesta postagem mais recente:
http://blogpontodeonibus.wordpress.com/2011/07/25/empresas-com-contratos-emergenciais-contestam-licitacao-em-sorocaba/
a cs brasil ja vai começar mto mal vai trazer 188 comil volks scania.e mto comil divida essa frota com mais carrocerias com caio millenium,mascarello,buscar eco novo,vialle 2,neobus entre outros.ja tem comil demais carroceria mto fraca;.
CHEGA DE COMIL ,APACHE VIP2.APACHE S22;
a cs brasil seja bem vinda apesar das criticas nos condutores temos esperança de trabalhar com uma boa frota
boa tarde como faso para emviar um curriculo obrigado
Espero que tanto a CS Brasil e a Metropolitana venham para Sorocaba para restaurar o tempo em que tinhamos um transporte coletivo a nível de Curitiba, com carrocerias modernas e chassis potentes. Sorocaba está cada vez mais infestada de Caio Vip 2 e Comil Svelto, que não beneficiam em nada a população. A cidade merece ônibus melhores e maiores, pois a população cresceu e a frota deve se adequar a essa nova demanda.
O contrato de 60 milhões por ano dá muitíssimo bem para investir numa frota decente…
SEI Q VCS CONUTORES PRECISAM DE UMA FROTA BOA POR ISSO QUESTIONEI A VINDA DOS COMIL PRA ESSA FROTA VCS EA POPULAÇAO JA CONHECE .SAO MTO FRACAS EM UM MES VAO TAR TUDO COM TRASEIRA BATENDO NO CHAO;AINDA MAIS AGORA Q E FIM DE ANO Q DA MEGAS LOTAÇAO NO BUSAO.OS COMIL ,VIP2 ,APACHE S22 SAO FRACOS NAO AGUENTAM MTO.PRINCIPALMENTE LINHAS COMO .62 S.BENTO,58 V REGIA ,42 LARANJEIRAS,55 RODRIGO,03 NV ESPERANÇA ,31 CAJURU ,53 EDEN .14 STA ROSALIA ENTRE OUTRAS.
CHEGA DE COMIL, VIP 2 ,MARCOPOLLO TORINO,APACHE S22
Como faço pra mandar um currículo pra uma vaga de motorista nesta empresa?
esperar um pouco ate acharem a garagem paresse q vai ser perto do bairro parada do alto
ESTA EMPRESA NAO IA ENTRAR DIA 16/10/2011 NO LUGAR DA REUNIDAS E SAO JOAO.JA VIROU PIADA NE.
A URBES E MANIPULADORA UM DIA XEREBEBEU PRA ELA
GENTE EU FUI NA EMPRESA DE ONIBUS JULIO SIMOES .E A FROTA DE COMIL SVELTO FABRICAÇAO 2011.SAO TODOS DE TRES PORTAS ,NAO TEM NENHUM SCANIA DE 15 MTS NAO.
COMEÇA COM 1001 E VAI ATE 11……AH NAO VI ARTICULADOS TBM NAO
BOA NOITE OTIMO COMEÇO DE SEMANA
No ano de 1991 Sorocaba tinha um transporte comparado com um transporte de primeiro mundo com ônibus de 3 portas da mercedes 371 que era um luxo na epoca .Hoje vinte anos depois temos ônibus que não combinam muito com uma metrópole como Sorocaba, e a nova empresa que pensavamos que iria se instalar com inovações, estão entrando com a mesma frota e modelo de onibus que hoje se encontra com as empresas emergenciais, para fazer a população usar mais o transporte publico tem que haver um investimento maior na area de transporte, desejo uma boa sorte para a nova empresa e que nos proximos anos tenhamos uma melhora significativa no transporte, para desafogarmos o transito carregado que hoje se encontra Sorocaba.
E VC TEM TODA RAZAO A JULIO SIMOES ME DECEPCIONOU;DIZEM VAO ATE DIMINUIR OS ONIBUS EM ALGUMAS LINHAS PQ AGORA GANHARAM POR CATRACA GIRADA.VAMOS ESPERAR PRA VER;
DIA 31/10/11 JULIO SIMOES ESTA DIFINITIVAMENTE EM SOROCABA
REFERNTE AO TRANSPORTE URBANO DE SOROCABA A PREFEITURA DEVERIA OPERAR COM EMPRESAS DA CIDADE POIS IRIA GERAR BENEFICIOS PARA A CIDADE COMO IMPOSTOS O COMERCIO E AS EMPRESAS INVESTEN NO MUNICIPIO E OUTRAS EMPRESAS DE OUTROS ESTADOS OU CIDADES NÂO IRÂO INVESTIR NO MUNICIPIO POIS O SEU FATUARAMENTO SERA ENVIADO PARA OS ESTADOS OU CIDADES ONDE ELAS TEM SUA BASE (MATRIS) E DEIXARAN DE INVESTIR NO MUNICIPIO E ESTA GRANA TODA SAIRA DE NIOSSA CIDADE NÂO TARA BENEFICIO ALGUN
boa noite
SEGUNDA _FEIRA A CS BRASIL COMEÇA A CIRCULAR EM SOROCABA ATENÇA PARA AS PRIMEIRAS LINHAS SEREM ATENDIDAS POR ELA
02 BRASILANDIA
16 ANGELICA / BOTUCATU
20 VILA CAROL
23 INDUSTRIAL / YKK
24 GUADALUPE
25 ITAVUVU / HABITETO
39 ALDEIA DOS ALARANJAIS
39/1 STA ESMERALDA / PORTAL DO ITAVUVU
45 RETIRO SAO JOAO
46 PAINEIRAS / STA MARINA / STA CATARINA
50 HUNGARES
54 PAES DE LINHARES
58/1 SOROCABA PARK / HEBERT DE SOUZA
61 IPORANGA
70 NOVA SOROCABA / NV HORIZONTE
NA MINHA OPINIAO SERIA ASSIM
02 BRASILANDIA
08 TRUJILLO
14 SANTA ROSALIA
16 ANGELICA / BOTUCATU
19 PROGRESSO
21 LOPES DE OLIVEIRA
25 ITAVUVU
28 MINEIRAO
36 PORCEL
42 LARANJEIRAS
46 PAINEIRAS
58 VIT REGIA
58 SOROCABA PARK
59 MARIA EUGENIA
100 EXPRESSO
POR FAVOR POSTEM SUA OPINIAO AKI OU NO MEU GMAIL ; ISAIAS.CRISTINO19@GMAIL.COM
A SERAM TODOS DE TRES PORTAS
boa tarde, gostaria de enviar meu curriculum, para apreciação, onde posso enviar?
BOA TARDE JORGE VAI NA GARAGEM FIKA.
AV DR CAMPOS SALES N 900 VL PARADA DO ALTO
BOA SORTE
OI PESSOAL ATENÇAO PARA PROXIMAS LINHAS Q PASSARAM PARA CONSORCIO SOROCABA
03 NV ESPERANÇA
05 VL CARVALHO / VL FIORI / GM
08 TRUJILLO /HOSP MODELO / VL BARAO
14 STA ROSALIA / PRO-EX PAÇO
19 PROGRESSO/ VL SANTANA
21 LOPES DE OLIVEIRA /AV IPANEMA
26 IPANEMA /BOM JESUS/ESTR DINORAH
36 PORCEL /POLICLINICA
38 APARECIDINHA VIA EDEN
56 IGUATEMI /MORUMBI 1,2,3 E 4
64 PAÇO MUNICIPAL VIA POLICLINICA
64/3 PAÇO VIA GAL OSORIO ATE CX DE AGUA VL BARAO
64/4 PAÇO VIA MARIA EUGENIA
68 SOLNASCENTE/JD CALIFORNIA
69 CAGUACU / AV IPANEMA
72 BAIRROS DOS CARVALHOS /NILTON TORRES
75 CAMPININHA / AV SAO PAULO
PESSOAL SO NAO SEI QDO VAO ENTRAR/
EU ACHO Q DEPOIS Q ACABAR AS LINHAS DA REUNIDAS E JUNDIA
DIA 7 ESTA LINHAS ACIMA VAO ENTRAR
pessoal os onibus da consorcio sorocaba estao quebrando atoa ,ontem o 1090 q fazia 19 progresso quebro saindo do terminal.
o 1001 q fazia a linha 03 n esperança q no terminal.e hj 0 1002 tbm deu pane eletrica
a bruxa ta solta falei q comil sao fracos aki pra sorocaba.
ah nao vai ter articulados
na duvida olhem o jornal cruzeiro de 08/11/11
Wagner Ricardo de Almeida Mares Brasileiro, casado 30 anos
Rua Urbano Duarte , número 587
Casa Verde – São Paulo – SP
Telefone: (11)66023436 / E-mail: ricardomares2@hotmail.com
objetivo
Cargo de motorista .
FORMAÇÃO
Curso nivel médio completo
superior em Engenharia . Unip, incompleto .
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2002-2007 – Evidence Rent ACar
Cargo:Motorista Particular.
Principais atividades: Transportava executivos e menbros da diretoria da Petrobras.
Responsável pela manutencao e conservacao do veiculo.
2007-2011 – Transcooper.
Cargo: Motorista de Onibus
Principais atividades: transportecoletivo de passageiros.
QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Curso de Transporte coletivo de passageiros .
Curso de Direcao defensiva , primeiro socorros, aducacao no transito e legislacao.
como faço para mandar curriculum nessa empresa
MARCIONIL VIANA
SOLTEIRO
NAÕ FUMANTE
DATA DE NASC; 13/04/1972
ENSINO MÉDIO COMPLETO
HABILITAÇAÕ; CATG. D
RUA. ALAMEDA DAS VIOLETAS N. 562
BAIRRO. JARDIM SIMUS.
SOROCABA
E-MAIL. JAPAOESPANHA@HOTMAIL.COM
FONE(015)30330835
CELULAR(015)97771511
EXPERIENÇIA PROFISSIONAL
TRANSPORTE DE PNEUS TDA/AS
EXTERIOR- ESPANHÃ
CARGO. MOTORISTA
PERIODO DE. 1997 A 2000
AUTO ESCOLA OLIVEIRA DE CABREÚVA
CARGO, MOTORISTA INSTRUTOR TEORÍCO É PRATICO
PERÍODO DE. 2000 A 2011
TOTAL DISPONIBILIDADE DE HORARRÍO
SALARÍO A COMBINAR
FORMAÇÃO
Curso nivel médio completo
superior em Engenharia . Unip, incompleto .
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
2002-2007 – Evidence Rent ACar
Cargo:Motorista Particular.
Principais atividades: Transportava executivos e menbros da diretoria da Petrobras.
Responsável pela manutencao e conservacao do veiculo.
2007-2011 – Transcooper.
Cargo: Motorista de Onibus
Principais atividades: transportecoletivo de passageiros.
QUALIFICAÇÕES E ATIVIDADES PROFISSIONAIS
Curso de Transporte coletivo de passageiros .
Curso de Direcao defensiva , primeiro socorros, aducacao no transito e legislacao.
GOSTARIA DE SABER QUE HORAS PASSA O 1° ONIBOS INDUSTRIAL AKI ONDE EU MORO NA PEDREIRA ITAQUAQUECETUBA
O grupo JS esta contratando assassinos no volante, hoje de manhão fui fechado pelo um Gol placa GQK8686, pertecente a empresa CS BRASIL TRANSPORTE DE PASSAGEIRO E SERVIÇO LTDA CGC 109656930001697
Este é o modelo excelente que nós motorista vemos que o passageiro presiça de uma empresa assim.
Tando o passageiro como o motorista tbm.
Parabéns Júlio Simões
Seria orgulho fazer parte dessa empresa seria uma satisfação mt gd
Por se tratar bém dos passageiros e dos funcionários por igualdade
Parabéns