JOÃO PESSOA INCLUI VLT E QUATRO CORREDORES DE ÔNIBUS EM PLANO DE MOBILIDADE

ÔNIBUS JOÃO PESSOA

Objetivo da Prefeitura de João Pessoa é diminuir o número de ônibus na região central sem alterar a capacidade de transportes de passageiros. Para isso, em corredores que permitem mais viagens em menos tempo, ônibus convencionais darão lugares a ônibus articulados. Foto: José Marcos Cabral Filho.

João Pessoa quer ter VLT e 4 corredores de ônibus
Obras fazem parte do Plano de Mobilidade da Cidade,. Prefeitura quer apoio do Ministério das Cidades e dará contrapartida de 200 milhões de reais

ADAMO BAZANI- CBN

O Superintendente de Transporte e Trânsito de João Pessoa, Nilton Pereira de Andrade, apresentou nesta quinta-feira à Câmara Municipal o Plano de Mobilidade que já foi enviado ao Ministério das Cidades.
O plano prevê a construção de um VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos e quatro corredores exclusivos.
O VLT vai ser integrado ao Terminal Rodoviário de João Pessoa, no Varadouro, e vai substituir a rede antiga de trens.
Os corredores de ônibus devem ser do tipo BRT – Bus Rapid Transit, mais modernos, que permitem pontos de ultrapassagem, embarque no nível do assoalho do ônibus para acessibilidade e possibilidade de pagamento da passagem antes da entrada no veículo. Os ônibus dos corredores de João Pessoa vão ser aticulados.
Os quatro corredores serão os seguintes:

Avenida Cruz das Almas
Avenida Dom Pedro II
Avenida Dois de Fevereiro
Avenida Epitácio Pessoa.

Além dos corredores, o sistema de ônibus será racionalizado. Algumas linhas deixarão de ir para o centro e irão até terminais de integração nestes corredores, de onde o passageiro fará transferência gratuita para ônibus de maior porte.
Isso deve ajudar no trânsito da cidade e agilizar as viagens minimizando os custos. Com ônibus de maior porte será possível levar o mesmo número de passageiros que vários veículos convencionais transportavam, sem prejudicar o conforto.
Um exemplo é o Corredor Cruz das Almas. Os ônibus partirão dos bairros e só irão até o Terminal de Integração da região de Três Lagoas retornando para os bairros. Para continuar no sentido centro, o passageiro deve pegar gratuitamente um ônibus articulado neste terminal de integração.
No Corredor da Epitácio Pessoa, o Corredor vai ocupar o canteiro central da Avenida e vai contar com linhas paradoras (que param em todos os pontos) e expressas, que vão direto de Terminal a Terminal sem paradas.
João Pessoa pensa em ciclovias ao longo destes corredores e semáforos inteligentes que abrem para o ônibus com a aproximação do veículo dando prioridade ao transporte coletivo.
O número de carros na Capital da Paraíba chega a 240 mil e o excesso de veículos tem sido um dos grandes problemas na região central e em bairros mais movimentados.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    Muito legal, é bom saber que há brasileiros pensando grande,
    fora do eixo RJ/SP.

    Sem contar as grandes festas Juninas.

    Parabéns Paraíba!

    Paulo Gil

  2. Marcos Galesi disse:

    Concordo com você plenamente, amigo Paulo Gil.

    RACIONALIZAÇÃO: é isso que é necessário para baratear os custos de transporte na cidade de São Paulo.

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