CARTÃO BOM EM TREM/METRÔ A PARTIR DE 27 DE JULHO, MAS INICIALMENTE SÓ EM UMA ESTAÇÃO.

ônibus

O Cartão BOM usado em ônibus intermunicipais das 39 cidades da Região Metropolitana de São Paulo e em alguns sistemas locais passará a valer no sistema de trens da CPTM e do Metrô. A utilização já será possível a partir do dia 27 de julho, garante a EMTU, mas em apenas uma estação, a ser definida ainda. O aumento do número de estações vai ocorrer de forma gradual, para melhor adaptação da tecnologia. A integração será apenas física., ou seja, o cartão poderá ser usado para pagar o trem ou o metrô, com os créditos descontados. Ainda não será possível com um mesmo valor de passagem andar nos ônibus intermunicipais e no sistema metroferroviário. Foto: Adamo Bazani.

Cartão BOM será usado em estação a partir de 27 de julho
Passageiro deve estar atento, pois nesta data apenas uma estação aceitará o Bilhete de Ônibus Metropolitano para adequar e ampliar o sistema

ADAMO BAZANI – CBN

O presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, confirmou nesta sexta-feira, durante a apresentação dos resultados do IQT – Índice de Qualidade do Transporte, que o Cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano) será aceito a partir de 27 de julho no sistema do Metrô e da CPTM.
Mas para evitar transtornos, a EMTU informa que nesta data apenas uma estação aceitará o BOM para integração física e não tarifária.
O objetivo é testar e aperfeiçoar o uso do Cartão BOM, dos ônibus intermunicipais, para ampliar para outras estações de forma gradual.
A estação ainda será definida.
A EMTU enviou a seguinte nota à imprensa:

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) informa que está previsto para o dia 27/07 o início do projeto piloto da integração física, por meio do Cartão BOM – Bilhete Ônibus Metropolitano, com os sistemas do Metrô e da CPTM.

Inicialmente o Cartão BOM poderá ser usado em apenas uma estação a ser definida pelo grupo de trabalho coordenado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos e que envolve técnicos das três empresas (EMTU/SP, CPTM e Metrô).

A proposta é estabelecer a integração física entre os sistemas, o que facilitará aos usuários o acesso às estações e às linhas metropolitanas com apenas um cartão. A tecnologia que permitirá a leitura de cartões encontra-se em fase final de desenvolvimento.

É importante que este processo seja executado de forma gradual, pois trata-se da integração de cerca de 600 linhas de ônibus metropolitanas com 160 estações do sistema sobre trilhos (93 da CPTM e 67 do Metrô).

O Blog Ponto de Ônibus já havia adiantado a informação sobre o uso do Cartão BOM para o pagamento da tarifa do Metrô ou dos trens da CPTM em reportagens feitas com João Antônio Setti Braga e Luis Augusto Saraiva, ambos do Consórcio Metropolitano de Transportes, que reúne 45 empresas de ônibus intermunicipais das 39 cidades que formam a Região Metropolitana de São Paulo. O braço comercial do Consórcio, que vende e administra o cartão, é a empresa Promobom Autopass.
Na ocasião, ambos falaram que a integração será física inicialmente e não tarifária. Ou seja, o Cartão BOM poderá ser usado para pagar o trem ou o metrô, mas ainda não será possível com o mesmo valor de passagem usar os modais metroferroviários e os ônibus intermunicipais.
O objetivo é facilitar o deslocamento dos passageiros pela região metropolitana sem obrigar que ele use diversos bilhetes nos diferentes meios de transportes entre as 39 cidades, tornando as viagens mais práticas.
Os valores das tarifas do trem e metrô poderão ser descontados dos créditos do Cartão BOM e as empresas poderão pagar o direito de transporte dos funcionários de uma só vez em forma de crédito, sem a necessidade de comprar parte em cartão de ônibus e parte em bilhetes de trem e metrô, o que deixa o trabalho dos setores de RH mais dinâmicos e auxilia no maior controle com os custos de deslocamento dos empregados.
O aumento do número de estações que vão operar com os validadores do Cartão BOM vai ser aos poucos e por enquanto, os bilhetes do Metrô e da CPTM ainda serão maioria no sistema.
Não há previsão para que todas as estações aceitem o cartão BOM, dos ônibus intermunicipais, e nem para futuras integrações tarifárias.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. Hipólito Rodrigues disse:

    Olá, Ádamo!

    Fiquei um tempo sem postar comentários, mas não fico sem visitar seu blog. Os últimos dias foram bem corridos, pois estava me preparando para iniciar uma nova fase em minha vida. Hoje, dia 28/05, me mudei pra Curitiba-PR, e dessa ótima cidade escrevo este comentário. Como já disse algumas vezes, minha namorada é daqui, e depois de mais de 2 anos juntos, nos vendo, no máximo, duas vezes ao mês, chegou a hora de ficar mais próximo. Sendo assim, deixei minha vida em SP e me mudei pra Curitiba. Deixo laços em SP, afinal, sou paulistano do bairro da Moóca, e minha familia é toda de SP. Não sei se você ainda se lembra, mas aguardo aqui o post sobre a viação Transleste (rs). Nesta segunda, pretendo andar no ligeirão Mega BRT, e envio impressões. Se quiser, me coloco a disposição para ser um “correspondente” dos busólogos de SP e do seu blog aqui em Curitiba.

    Abraços!

    1. Paulo Gil disse:

      Hypolito, bom dia.

      Já andou no ligeirão Mega BRT (azulão)?

      Manda notícias, pois pelas fotos o bichão é lindo.

      Conta pra nós, se internamente é apertado como os Mileniuns.

      Só te conheço deste blog, mas desejo felicidades na sua nova vida, e “oraa meu” não esqueça dos paulistanos aqui do corredor Apertobus, afinal
      agora você só vai e vem de BTR prá e para cá.

      Sucesso!

      Paulo Gil

      1. Gustavo Cunha disse:

        Boa tarde à todos !

        Faço minhas as palavras do Paulo, direcionadas a você Hypolito.

        O sul é uma região do país, próspera e de belas paisagens; muitas vezes, precursora de grandes avanços, como o transporte público de Curitiba, por exemplo.

        Confesso, não sou muito fã de articulados e seus derivados, mas realmente, o recente azulão, impressiona.

        Hypolito, anda nele e depois conta para nós.

        Apesar de não lhe conhecer, nada me imepde de, lhe desejar, saúde, força, coragem e sucesso, nesta nova empreitada.

        Abraços.

  2. Hipólito Rodrigues disse:

    Caros amigos Paulo e Gustavo,

    Obrigado pelo apoio! Mesmo não nos conhecendo pessoalmente, agradeço sinceramente, e da mesma forma, desejo boa sorte!

    Ainda nao tive a oportunidade de andar no Mega BRT, o famoso Azulão, mas ja o vi pessoalmente, e o bicho é mesmo lindo! Bati algumas fotos com meu celular, e vou disponibilizar no meu Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=ls&uid=9172715756001538388). Logo vou bater mais fotos, não apenas do Azulão, mas de outras novidades que eu achar em Curitiba.

    Em tempo: ainda nao vi detalhadamente, mas já existe uma versão convencional do Mega. Assim que tiver maiores informações, aviso a todos.

    Abraços!

    1. Paulo Gil disse:

      Hipólito, boa noite

      Que legal, já.

      Mas pode ir na boa, afinal
      você acabou de chegar por ai.

      Muito obrigado.

      Paulo Gil

    1. Paulo Gil disse:

      Hipólito, bom dia

      Legal, mas eu não estou conseguindo acessar.

      Tem um link direto?

      Se puder me ajudar como acessar eu agradeço; afinal estou
      louco para ver o “azulão”.

      Muito “calor” por ai, já acostumou?

      Bom final de semana.

      Paulo Gil

  3. Moraes disse:

    Opa, e ai Pessoal Blz??

    Gostaria de saber se esse bilhete também vai fazer integração de ônibus para ônibus igual é no bilhete único em São Paulo?
    Se quando eu pegar um intermunicipal vou poder pegar um municipal com direito a integração, ou vice-versa?

    Desde já agradeço.

  4. itamar rodrigues barbosa disse:

    em que estação de trem ou metro o bilhete bom poderá ser usado?

  5. claudemir disse:

    porque não existe entregação em guarulhos mas tem o bilhete aqui também do bom somente aí moro no mikail e primavera e vou até o carrão e não funciona a integração porque sera que somos ha minoria se formos que bom!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading