ÔNIBUS NOVOS FICAM PARADOS ESPERANDO MANUTENÇÃO

Ônibus novos na Zona Leste estão encostados na garagem
Denúncia de Blog mostra que muitos veículos que pertenciam a Empresa Himalaia, cujos serviços de ônibus a diesel forram assumidos pela Empresa Novo Horizonte, estão parados na Garagem do Tatuapé, sem manutenção, e mesmo sendo novos
ADAMO BAZANI – CBN

Ônibus de 15 metros, novo, parado sem peças fudamentais para a operação.

Falta de peças básicas para o funcionamento dos veículos, tacógrafos (equipamentos que auxiliam na apuração da velocidade e dos dados operacionais dos ônibus), motores com defeito e lataria avariada. São alguns dos problemas encontrados em ônibus novos que ficam por longos períodos encostados nas garagens das empresas que formam o Consórcio Leste 4, alvo de uma Ação Civil Pública, movida pelo promotor Saad Mazloum, que apurou possíveis irregularidades operacionais, jurídicas e de gestão dos recursos obtidos pelas viações com os trabalhos nas ruas.
Um série de fotos foi divulgada pelo Blog TransporsteZLSP, no dia 18 de abril.
De acordo com os responsáveis pelo Blog, as fotos são recentes e revelam uma espécie de sucateamento dos veículos com os prefixos da Himalaia Transportes.

Veículo sem parachoque e outras peças que, segundo a denúncia do blog Transporte ZLSP, que estás na fila para receber conserto.

Os serviços de ônibus diesel da Himalaia foram transferidos para a Novo Horizonte, companhia que funciona nos moldes de cooperativa. Os motoristas e cobradores são donos dos próprios ônibus e contratam, em nome da pessoa jurídica Novo Horizonte, os funcionários. Mas os encargos e depósitos são de responsabilidade dos donos destes veículos. A maior parte destes proprietários vem da Cooperativa Nova Aliança, que ainda operam em São Paulo. Depósitos feitos pelos donos de ônibus da Novo Horizonte vão diretamente para a conta da Nova Aliança, o que gera uma confusão de pessoa jurídica, de administração das empresas e até mesmo dificulta a fiscalização do uso de recursos e remuneração por parte do poder público.
O poder público que deveria, no entanto, ter interesse em todas novas informações que chegam sobre os transportes, pediu no dia primeiro de abril deste ano, o trancamento das novas investigações promovidas pelo promotor Saad Mazloum, no Inquérito Civil 209-2011, aberto depois da entrada da Ação Civil Pública em 11 de março de 2011.
A Prefeitura, mesmo se tratando de um assunto do Ministério Público, pediu para o Conselho Superior do Órgão, suspender e trancar o inquérito porque ele vinha apurando problemas que já foram relatados na Ação Civil.

Ônibus com equipamentos do painel, de informação do desempenho e operação, que foram retirados

Já o promotor Saad Mazloum acha estranho a Prefeitura não querer que as investigações continuem oferecendo subsídios aos poder público, mesmo que se tratassem de problemas já apurados. Mas para piorar, segundo o promotor Saad Mazloum, surgiram fatos novos, além dos recentes atrasos, lotações, não cumprimento de horários e sujeira nos ônibus, como retirada de veículos de forma irregular das linhas, até por disputas internas de poder dentro da Novo Horizonte, onde há pelo menos duas correntes divergentes, e ameaças contra funcionários da SPTrans.
Enquanto o recurso da Prefeitura não é analisado, o Ministério Público ainda recebe eventuais denúncias, mas só vai poder apurá-las depois do julgamento do recurso, isso ainda se houver um parecer favorável ao inquérito.
As fotos divulgadas pelo Blog TransporteZLSP mostram ônibus novos e quebrados.
São veículos modernos, confortáveis, por exemplo Caio Millennium II Scania, de piso baixo, que ficam muito tempo parado esperando conserto enquanto há falta de ônibus no sistema.
A nossa reportagem apurou que atualmente existem mais de 20 veículos nessas condições distribuídos pelas garagens do Consórcio Leste 4.
O blog apontou 7 ônibus, dos seguintes prefixos: 4 1016, 4 112, 4 1121, 4 1143, 4 1164, 4 1222 e 4 1232.
Em uma das imagens, um ônibus de 4 eixos parece sem algumas das rodas.
A situação jurídica e o uso dos recursos pelas empresas que formam o Consórcio Leste podem ser possíveis explicações para a falta de manutenção em tempo hábil dos veículos.

Ônibus com a parte traseira em conserto, segundo o Bolg Transporte ZLSP, parado há vários dias.

Confira mais no link

ÔNIBUS DEPENADOS FALTANDO PEÇAS NA GARAGEM DO TATUAPÉ


Representantes do Consórcio Leste 4 foram procurados e não foram encontrados para esclarecer dúvidas como:

Que veículos são estes e eles ainda estão parados mesmo?
Por que estes ônibus estavam parados na garagem?
Há quanto tempo eles estavam sem prestar serviços?
Os veículos estão muito avariados e o conserto é difícil, por isso o tempo maior de parada?
Eles estavam somente em manutenção ou quebrados mesmo?
As peças que faltam serão repostas?
Há possibilidade de conserto destes ônibus?
Enquanto eles estão nesta situação, parados, há reposição para eles (outros ônibus foram colocados no lugar)?
Ficam estas questões para serem respondidas.
Adamo Bazani, repórter da Rádio CBN, jornalista especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. gabriel disse:

    vergonha aleia!
    me disseram que mais da metade do quadro da Himalaia se demitiu, esse informação procede?
    e a SPTrans está aonde??

  2. Gustavo disse:

    Se duvidar toda a 374T tá ai

  3. Roberto SP disse:

    Respondendo sobre onde está a SPtrans, ela está em todos os lugare4s menos onde realmente deveria estar, ou seja, as empresas fazem o que querem e os fiscais do SPtrans nem Deus sabe, pois segundo nota , Deus está tão de saco cheio, que prefere manter-se no anonimato para não se comprometer, enquanto isto o CL4, está sabe-se lá como, ver ônibus novos nessa situação doi no coração, além disso perigas desses Scanias 270 irem parar por exemplo na frota da Transpass, pois as linhas do Terminal Campo Limpo precisam muito dos Scanias270/15 metros Carroceria CAIO Milleniu,, pois chega ser um absurdo ver um veiculo desses nessa situação. Forte abraço

  4. Renato Lobo disse:

    Enquanto isso falta ônibus nas linhas…

    Assistimos pasmo um dos maiores desrespeitos que a população já viveu no transporte público, e nosso prefeito não esta nem ai

  5. Luiz disse:

    Loka essas fotos ae leke, a NH vai dominar tudo, mas antes vai apareser uma galerinha que vai tacar fogo nos carros dela pra ver se a sptrans se pronuncia, ou vcs se lembram da cooperauthon, q aparente oouve sabotagens e rodas se soutavam dos onibus , ouvi esse comentario na garagem da NH, entao parceiros zica vamos tomar cuidado com isso e se for o caso evitem de andar nos onibus dela.

  6. Adailton disse:

    Ja que eles não dão o minimo valor a este Ônibus,eles deviam vender para mim eu compraria e compraria os acessórios que precisa barato,no ferro velho!

  7. Leonardo disse:

    As empresas do Consórcio 4 Leste irão sair do sistema? e Quando?

    E a Questão do Novo Mascarello Gran Via III Volvo B7R 4 4600 da Novo Horizonte, com que dinheiro a Novo Horizonte comprou o Gran Via e pra que a compra dele?

    E os Trolebus quais serão o “destino” deles?

    E a população da região leste como se sentem a respeito disso?

    e esses Veículos quebrados será que vão ser consertado ou vão ficar parado ai?

    Será que um dia a zona leste terá um bom transporte de qualidade no futuro?

    Cadê o Kassab?

    O que a Sptrans faz a respeito a isso?

    e os novos trólebus que ia chegar esse ano? será que isso é verdade ou boato?

    Abertura da Copa será Aqui em São Paulo em Itaquera 2014. Até lá será que tudo vai ser ajeitar no transporte?

    Essa são as minhas duvidas!!!!!

  8. Renan Rocha Reis disse:

    Além de ser um desrespeito com os usuários que dependem dos ônibus para se locomoverem para o trabalhp, escola, faculdade enfim, para todos os lugares, ainda nosso prefeito parece não estar nem aí , e aumentará mais duas vezes a passagem do transporte público da cidade, agora fica a pergunta: Aonde ele quer chegar com esses dois aumentos?, aonde estão as autorudades responsáveis pela fiscalização dos veículos e das empresas em regime de cooperativa ou empresa?
    Aonde tudo isso vai dar?
    é só esperar para ver

  9. Renan Rocha Reis disse:

    Além de ser um desrespeito com os usuários que dependem dos ônibus para se locomoverem para o trabalho, escola, faculdade enfim, para todos os lugares, ainda nosso prefeito parece não estar nem aí , e aumentará mais duas vezes a passagem do transporte público da cidade, agora fica a pergunta: Aonde ele quer chegar com esses dois aumentos?, aonde estão as autoridades responsáveis pela fiscalização dos veículos e das empresas em regime de cooperativa ou empresa?
    Aonde tudo isso vai dar?
    é só esperar para ver

  10. Fábio disse:

    Triste fim para o 4 1222, um Vip 1 (ano: 2005) que saiu em 2006 da Himalaia EMTU para ser detonado na ZL e acabar sucateado com menos de 6 anos de uso.

  11. Isso tudo eu vou resumir em apenas uma pergunta:

    ONDE ESTÁ O SR. ANDRÉ MARTINS DE LISSANDRE, PRA EXPLICAR O QUE REALMENTE ESTÁ OCORRENDO?

    Nós da Zona Leste merecemos uma explicação convincente, por parte do diretor presidente do Consórcio Leste 4.

  12. Marcos Alberto Gomes disse:

    Não irá acontecer nada com o consórcio ,até mesmo que eu entrei em contato com a sptrans na rua boa vista , no centro de são paulo e eles me disseram que a Novo Horizonte é a empresa que assumiu as linhas da Himalaia e portanto estão aptos a prestar serviços de transporte.

  13. Guerra e Bomba!!! disse:

    NOVO HORIZONTE SE PREPARE, TEM UM GRUPO DE FUNCIONÁRIOS E USUÁRIOS REVOLTADOS MARCANDO UMA MEGA OPERAÇÃO COM PANFLETAGEM JÁ FEITA PARA SER DISTRIBUÍDA EM BREVE EM HORÁRIOS ESTRATÉGICOS EM TERMINAIS DE SÃO PAULO. A DATA JÁ ESTÁ MARCADA.

    A CADA DIA A OPERAÇÃO SÓ PIORA.

    ENTRE OS TERMINAIS QUE FIQUEI SABENDO ESTÃO METALÚRCIGOS, CIDADE TIRADENTES E SÃO MATEUS, PROVAVELMENTE SERÁ NUMA SEGUNDA-FEIRA, ENTRE 6 E 7 DA MANHÃ, AÇÃO COORDENADA EM MAIS DE UM TERMINAL AO MESMO TEMPO.

    AS NEGOCIAÇÕES COM A DIRETORIA NÃO ESTÃO DANDO RESULTADOS, O POVO VAI À LUTA! QUALQUER COOPERADO QUE SE SENTIR PREJUDICADO POR ALGUM MOTIVO E QUISER ADERIR AO MOVIMENTO, SERÁ BEM VINDO.

  14. VAGNER DA SILVA. disse:

    O que está acontecendo é uma vergonha , á Diretória da Novo-Horizonte já estão todos muito ricos e se der errado alguma coisa eles não estão nem ai , já tem dinheiro sulficiênte para se manter para o resto da vida sem deixar o alto padão de vida , as custas dos passageiros,cooperados,condutores,sócios,empregados que na maioria são trabalhadores e pais de FAMILIA , e ninguem faz absolutamente nada , que PENA , desculpe PENA não é uma VERGONHA , eleitores nunca mais votem neste PREFEITO KASSAB , para cargo nenhum nem para um simples GARI , com todo respeito á categoria , que PAIS de MERDA PODRE , não quero falar mais estou com nojo de tudo isso , eu VAGNER DA SILVA . Fui…

  15. boca pequena disse:

    pessoal vcs gosta de falar mau da leste 4 mas quando é pra falar bem nem uma linha aparece aki ou em outro lugar

    foi entregue 20 carros novinho na linha 309-t nesta quinta feira dia 02/06/2011 e kd pra falar alguma coisa nao agora pra meter o pau aiii tem um monte affffffff
    q coisa feia gente

    pare de reclamar e vamos ver os erros mas vamos ver os acertos tambem

    boca pequena

    1. Por favor, coloque um link nos comentários com fotos dos carros novos e nos informe dados sobre eles que publicaremos sim. Renovação de frota, nos interessa. Mas precisamos ser informados. Como nos passaram inforamççeos sobre coisas ruins, estamos abertps para recer as coisas boas, com certeza

      1. Paulo Gil disse:

        Adamo, boa noite

        Achei um link.

        http://onibusbrasil.com/foto/440491/#440142

        Grato

        Paulo Gil

  16. boca pequena disse:

    pq sera que minhas perguntas e resposta nao vai para o ar sr moderador????

    sera que estao me boicotando ou sera que fala muitas verdade

    aguardo resposta pode ser por email ate pq sei que nao vai deixar isso ir pro blog
    afffffffffffffffffffffff

    direito de falar com censura absurdo

  17. MORADOR DA CIDADE LÍDER disse:

    Q bom que finalmente estão renovando a frota (pelo menos para algumas linhas).
    Seria também muito interessante se no letreiro aparecesse a informação “VEÍCULO VELHO” para as outras linhas, como 3221, 2296 e 3032.
    Trocar um lote para uma única linha é muita democracia para todos os usuários da Leste 4, já que quando forem trocar o lote das outras (como sempre foi nas para as linhas que citei), serão veículos por muito tempo usados de outras linhas. Ou seja, novos só na linha.
    Quando ocorrer um equilíbrio mais justo na distribuição de ônibus novos para TODAS as linhas – já que a passagem é a mesma – as reclamações e críticas diminuíram, mas como priorizam algumas áreas…

    1. Paulo Gil disse:

      Amigos, boa noite

      Na cidade de SP há inúmeros Apaches e outros que não tem nenhuma inscrição na lateral, nem data de fabricação e nem de início de operação.

      Mas pensando bem nem precisa, afinal utilizada já sabe.

      Portanto, se não tem inscrição…

      “Veículos Velhos, ou quem sabe Semi Velhos”

      ” É impossível tapar o sol com a peneira”

      Grato.

      Paulo Gil

      1. Paulo Gil disse:

        Errata:

        Onde está escrito: “…afinal utilizada já sabe.”

        Leia-se: “… afinal quem utiliza já sabe.”

        Paulo Gil

  18. VAGNER DA SILVA. disse:

    Cadê o Promotor Saad , cadê a reposta para o Co0nsórcio Leste 4 , a diretória da Novo Horizonte ta C/Burro na sombra , é uma vergona (!) …e os Sócios FALIDOS , O QUE ACONTECE :

    http://cbn.globoradio.globo.com/Player/player.htm?audio=2011/noticias/saad_110415&OAS_sitepage=cbn/programas/jornaldacbn

  19. daniel1910 disse:

    E brincadeira enquanto a populaçao pede onibus novos a leste4 acabam com os onibus semi novos

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading