NOSSO BLOG HOJE NA TV !

EPT

Caio Gabriela II, Mercedes Benz OF 1113, da EPT - Empresa Pública de Transportes. A alteração do sistema de transportes da cidade, com a maior intervenção do poder público nos anos de 1990, foi uma tendência de administrações petistas e provocou mudanças até hoje sentidas no sistema, mesmo com o fim das "municipalizações". Foto: Wilson Bazani

Ponto de Ônibus na TV
Programa vai discutir um pouco da rica história dos transportes coletivos no ABC Paulista

Da época dos trilhos da São Paulo Raillway, a Inglesa, ferrovia inaugurada em 1867, idealizada por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, feita com capital inglês, passando pelos rústicos ônibus de madeira montados sobre chassis de caminhão, as camadas jardineiras, pela formação dos primeiros grupos empresarias familiares, que com os ônibus abriam bairros e enfrentavam muita lama e rua de terra, até a atual estrutura do sistema, os transportes foram fundamentais na formação urbana da região do ABC Paulista, mesmo sem ela ainda ter este nome.
Primeiro foram os trens, que mesmo sendo criados para servirem a agricultura, facilitando o escoamento do principal produto de exportação brasileiro, o café, tornaram suas regiões atrativas para novos investimentos e loteamentos que concentravam um número maior de pessoas com atividades econômicas e hábitos diferentes. Era o início, ainda lento de São Paulo e o ABC, deixarem de ser agrícolas para assumirem o caráter urbano. Tudo também reflexo da nova concepção industrial que havia já iniciado-se na Europa, desde a Revolução Industrial, que iniciou-se no século XVIII na Inglaterra e se expandiu pelo mundo no século XIX.
Com o aumento do nível de indústria, comercio e manufaturas, mais gente ia para as regiões onde estas novas oportunidades de emprego e renda estavam.
Mas os terrenos próximos a ferrovia se tornavam caros, preços impraticáveis para o trabalhador. Assim, as concentrações de moradias com características urbanas cresciam. Plantações viraram vilas e a cidade era loteada. Nem sempre de maneira regular, mas numa intensidade muito grande. Os modais ferroviários não tinham investimento e nem a flexibilidade para atenderem a essa velocidade de crescimento e chegarem a locais de relevo difícil.
Então surgem os ônibus, principalmente a partir dos anos de 1920, para servirem a esta nova demanda, esta nova realidade e também não deixaram de ser excelentes negócios para investidores visionários, que enxergavam como e onde a cidade iria se desenvolver.
Às vezes, pos ônibus chegavam nos bairros antes mesmo da concentração maior de moradores. Os donos, que dirigiam, cobravam, limpavam, consertavam e administravam eram chamados de loucos, mas depois eram admirados e conseguiam montar o início de impérios.
O tempo passou, o perfil das cidades mudaram e dos transportes também, embora muita coisa arcaica precisa ser atualizada, como racionalização de linhas, ofertas de serviços em locais onde houve uma nova concentração de demanda e aperfeiçoamento das integrações.
A TVABC exibe todas as terças-feiras o Programa Bem Passado, apresentado pelo Jornalista e Memorialista Fábio Silva Gomes, que já tem 8 livros sobre a origem das famílias de São Bernardo do Campo, recendo inclusive prêmios internacionais.
Neste dia 12 de abril, o Blog Ponto de Ônibus estará lá batendo um papo sobre a importância da história dos ônibus para a compreensão do passado e do presente da cidade e das conjunturas gerais, já que o ônibus é inserido e participante na rotina da sociedade como um todo e nas experiências individuais de cada um, que não deixam de ser memória.
Assista de seu computador essa viagem no tempo, discussão sobre o presente e reflexão do futuro da mobilidade urbana

ONDE:

TV ABCD

http://www.tvabcd.com.br/

QUANDO:

Terça-feira, dia 12 de abril (HOJE)

HORÁRIO:

Das 19 horas às 20 horas

Comentários

Comentários

  1. gabriel disse:

    não vou perder por nada!

    falar nisto, em breve chegará Volvo B7R(?) na NH, pra dar uma disfarçada. o que mata(um pouco) é ser carroceria Mascarello.

  2. Roberto SP disse:

    Adamo você poderia fazer uma gentileza para todos nós, se caso tiver um v´deo da entrevista postar para todos nós prestigiar o Blog e sobretudo sua pessoa, pois não estou conseguindo acessar a entrevista, obrigado e forte abraço.

  3. Paulo Gil disse:

    Adamo, boa tarde

    Assisti quase todo o programa, foi muito legal.

    Apoio a sugestão do Roberto de disponiblizar o vídeo no blog,
    se possível.

    Preciso te mandar um e-mail, mas não consegui
    localizar nenhum na net.

    Por favor mande o seu contato para o meu e-mail.

    Grato

    Paaulo Gil

  4. Gustavo Cunha disse:

    Adamo, bom dia !
    Tudo bem ? Desejo que sim !
    Não consegui assistir o programa, pois, estava em um curso.
    Acessei o site da tvabc e não consegui visualizar reprise, ou qualquer outra modalidade que, ajudasse a acessá-lo.
    Abraços.

Deixe uma resposta para Roberto SPCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading