O MAIOR ÔNIBUS DO MUNDO É APRESENTADO EM CURITIBA

BRT Curitiba

Neobus BRT, ônibus biarticulado, o maior do mundo. Carroceria tem 28 metros de comprimento. Foto: Adamo Bazani

Maior ônibus do mundo é apresentado em Curitiba
Veículo possui 28 metros de comprimento além de ter maiores altura e largura internas e equipamentos modernos na carroceria e chassi. Evento de apresentação do veículo foi um dos marcos das comemorações de 318 anos da cidade

ADAMO BAZANI – CBN

ESPECIAL, DE CURITIBA

Marcos Isfer - Urbs

Marcos Isfer, presidente da Urbs, gestora dos transportes da Rede Integrada da região metropolitana: “Mais uma vez, Curitiba inova quando o assunto é mobilidade urbana” Foto: Adamo Bazani

“Em relação a transportes coletivos, mais uma vez a cidade de Curitiba se mostra vanguardista, provando que só não foi no passado, mas continua sendo modelo mundial em mobilidade urbana” – foi com essas palavras e sem conseguir esconder o entusiasmo que Marcos Isfer, o presidente da Urbs, Urbanização de Curitiba, órgão que, entre outras funções é incumbido de gerenciar os transportes públicos da Região Metropolitana, definiu a entrega do maior e mais moderno ônibus do mundo urbano, com 28 metros de comprimento.
Trata-se do novo Neobus denominado BRT, com chassi da Volvo.
Marcos Isfer salientou que não são apenas as dimensões gerais externas que chamam a atenção.
“Por ser maior, o ônibus oferece mais conforto e espaço para o passageiro ser transportado de forma mais confortável e segura. Por exemplo, a altura interna é de 2,10 metros e a largura também é maior” – enfatizou Marcos à nossa reportagem.
A apresentação do ônibus foi um dos eventos de comemoração pelos 318 anos da cidade de Curitiba e ocorreu no Parque Barigui, em Curitiba.

Luciano Ducci e Beto Richa juntos

Veneza Expresso, dos anos de 1970, o primeiro ônibus brasileiro desenvolvido para um sistema moderno de corredores e pagamento rápido de passagem. Modelo pode ser considerado o “pai dos BRTS” - Foto: Adamo Bazani

O prefeito Luciano Ducci e o governador do Paraná Beto Richa estiveram na apresentação do ônibus, na tarde deste domingo.
Para Beto Richa o Neobus BRT significa avanço para a cidade.
“É mais um avanço no sentindo de consolidar Curitiba como exemplo ao Brasil e ao Mundo. O objetivo é garantir serviços públicos com mais qualidade e deslocamentos com mais conforto e segurança. Com o maior ônibus do mundo, os curitibanos estão de Parabéns” – disse o governador.
Além do maior conforto e de oferecer mais equipamentos que permitem um gerenciamento completo das funções da carroceria e do motor, o maior ônibus do mundo é ecológico, podendo ser abastecido com 100% de biocombusível, o que pode garantir redução de até 50% no total de poluentes.
O veículo exposto no Parque Barigui pertence a empresa Cidade Sorriso, mas no mesmo parque, na próxima terça-feira, serão mostrados quase 100 ônibus novos que os municípios que formam a RIT – Rede Integrada de Transportes – devem receber, entre “ligeirnhos”, os ônibus prata cuja caraterística principal são trajetos com poucas paradas, convencionais e articulados.
Passado e futuro estiveram lado a lado no evento. Isso porque, além da exposição dos ônibus modernos que ainda vão circular, foi mostrado à população, principalmente a mais jovem, um Veneza Expresso, restaurado, que marcou Curitiba como um dos referenciais mundias de transportes, com corredores exclusivos, sistemas de pré embarque e veículos modernos.

Veneza Expresso

Veneza Expresso, dos anos de 1970, o primeiro ônibus brasileiro desenvolvido para um sistema moderno de corredores e pagamento rápido de passagem. Modelo pode ser considerado o “pai dos BRTS” - Foto: Adamo Bazani

Curitiba, com o então prefeito Jaime Lerner, optou pelo sistema de ônibus mais moderno, frente ás limitações financeiras e de intervenção de obras para as obras ferroviárias.
A cidade não se arrependeu da escolha, embora que, mesmo sendo referência mundial em transportes, Curitiba tem necessitado de melhorias no sistema, principalmente no tocante à lotação.
E veículos modernos e maiores como estes devem contribuir para o problema ser amenizado.
Mesmo antes de em 1974 ser o berço do primeiro BRT do mundo, Bus Rapid Transit, solução adotada com sucesso por cidades de grande demanda e com tempo e recursos limitados, Curitiba teve desde o início de sua história vocação para transportar.
Seu povo nativo era, em sua maioria da tribo Tingui, pertencente aos Tupis Guaranis.
Logo após a colonização portuguesa, pelo Paranaguá, via Estrada do Cubatão, tornou-se destino ou rota dos bandeirantes em busca do ouro. A primeira expedição é atribuída a Eleodoro Ébano Pereira.
Depois vieram outros desbravadores como Balthazar Carrasco dos Reis e Mateus Martins Leme. Em 1668, ao erguer o pelourino da Capela da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Gabriel Lara é apontado como um dos responsáveis pela organização urbana e de adensamentos populacionais, para a realidade da época, que viria a começar a desenhar o que mais tarde seria Curitiba.
Em 29 de março de 1693, este povoado, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que depois se tornaria Curitiba foi elevado à situação de vila.
Mais tarde, já no Governo Imperial, em 19 de dezembro de 1812, por Alvará Imperial, Curitiba passou a ser sede de comarca, sendo elevada- a cidade.
O Governo Imperial, a partir do movimento imigratório promovido em 1829, incentivou a vinda de pessoas de várias nacionalidades, em especial de poloneses, alemãs e italianos.
Todas essas pessoas, mais as que já habitavam o Paraná, auxiliaram na formação das caraterísticas econômicas, culturais e sociais do Estado.

Neobus BRT Ligeirinho

Além do modelo biarticulado, a série Neobus BRT comtempla veículos de um carro só ou com uma articulado. Veículo da foto fará os serviços de “ligeirinho” cujas características principais são poucas paradas e menor tempo de viagem. Foto: Adamo Bazani

Na área de transportes urbanos, Curitiba além de ter o primeiro BRT do Mundo, é responsável também por consolidar o primeiro ônibus biarticulado, com duas “sanfonas”, em outubro de 1991, desenvolvido pela Volvo do Brasil. O veículo tinha 25 metros de comprimento, 3 metros a menos que o apresentado neste domingo, e capacidade para 270 pessoas.
O Neobus Mega BRT é um ônibus com design futurista para os atuais padrões de carroceria e é considerado um dos modelos ideais para os corredores modernos, inclusive aqueles preparados para a Copa do Mundo de 2014.
O valor é superior aos de ônibus articulados já conhecidos no mercado, mas o veículo é alternativa para projetos mais caros, como VLT – Veículos Leves Sobre Trilhos e Monotrilhos – pois são de implementação mais vantajosa, prática e barata, segundo especialistas, sem perder qualidade e capacidade de atendimento de demanda em relação a estes outros modais.
Adamo Bazani, jornalista da rádio CBN, especializado em transportes.

Comentários

Comentários

  1. José Rovani Kurz disse:

    Olá Adamo,
    Parabéns pela reportagem e a divulgação das novidades que estão sendo divulgadas no segmento de ônibus! Que ótimo ver novos modelos de ônibus no sentido de qualificar os meios de transporte nas cidades brasileiras. O usuário agradece a chegada dos novos ônibus. Saudações!

  2. Marcos Galesi disse:

    Amigo Adamo Saudações

    É uma pena que São Paulo, sempre corre por último nas inovações tecnológicas, se o poder público parasse de prometer e cumprisse mais, teriamos uma grande rede de CORREDORES DE ÔNIBUS, me desculpe Adamo, é um projeto Brasileiro e não um projeto AMERICANO por isso que para mim não é BRT e sim um CORREDOR DE ÔNIBUS PLANEJADO, não vou dar reconhecimento aos yankees porque lá no próprio USA ou seja Estados Unidos não existe um BRT. O que é do Brasil, tem que ser do Brasil inclusive o nome deste projeto maravilhoso que são os CORREDORES TUBO.
    Eu sinceramente espero que São Paulo siga o bom exemplo de CURITIBA, chega do poder público ficar só na teoria, AQUI EM SÃO PAULO temos a capacidade de construir um corredor melhor e totalmente não poluente como o grande exemplo que teremos no ABD em brevissimo tempo.Eu sinceramente AMO O CORREDOR VERDE e nesta mesma declaração de amor incluo o GRUPO ABC que opera bem, através da METRA de forma exemplar este corredor. Espero sinceramente que nas cidades aonde caiba projetos de corredores siga os exemplos de CURITIBA e ABD.

    Um grande abraço
    Marcos Galesi

    aproveito e declaro meu carinho pela Dona Beatriz na qual sou fã incondicional, é uma pessoa dinâmica que sabe muito bem dirigir uma empresa como deve ser.

    1. Marcos Galesi disse:

      ah sim no meu comentário me esqueci

      POR QUE NA CIDADE DE SÃO PAULO NÃO TEMOS UM SISTEMA DE LIGEIRINHOS?????

      Com a palavra O PODER PÚBLICO representado pelo Exmo.Sr.Engenheiro e Prefeito, Gilberto Kassab, SPTrans e setores do planejamento que ganham às nossas custas e não ouvem o anseio da população.(isso na cidade de São Paulo),

      observação importante:
      O competitissimo ADAMO BAZANI vai atrás do PODER PÚBLICO em busca de respostas e nunca eles atendem ao menos uma ligação, LAMENTÁVEL.

      Será que é porque eles sabem que o povo tem razão??? Quem cala, consente.

  3. Luiz Vilela disse:

    Muito bom ver o verdadeiro conceito brasileiro de corredor de ônibus/ligeirinho evoluindo cada vez mais em Curitiba. São Paulo e ABC precisam deste tipo de determinação e competência. Incomoda um pouquinho. Mas o último parágrafo do Adamo traz a sensação que o paulista da RMSP enfrenta tantas “alternativas” ruins que acaba optando pelo transporte particular.

    1. Luiz Vilela disse:

      Oops, ficou confuso. Quis dizer que, como Galesi escreve, cada modal tem seu lugar. Precisa acabar, principalmente na saturadíssima RMSP, esta coisa falsa de “alternativa”: BRT tem finalidade/aplicação diferente de VLT. Monotrilho supera desníveis maiores, curvas mais fechadas, elimina passagens de nível. Não cabem as simples comparações de passageiros/hora, nem de preço/passageiros/hora.

  4. gabriel disse:

    lembrando que não há comparações do San Marino/Neobus BRT e os demais biarticulados. o Top Bus(ou Mondegos) e o GranViale(Torino) são bem mais estreitos e franzinos. Precisamos ser bem claros, ao dizer que o conceito BRT é muito desenvolvido no Brasil. Já quanto BRT em regiões como ABC e SP, creio que não seja ‘viável’, apartir do momento que a densidade da cidade precise de um transporte de altíssima capacidade como o metrô, e não idéias, ao meu modo de ver, que sejam tapa buraco. Ou seja, os BRT’s causariam grandes problemas, entre as Viações de SP(a VIP iria pegar tudo e as demais iriam ficar chupando dedo). mas não desconsidero a idéia em regiões como SJC, Campinas, Litoral e etc.;
    E se alguem ‘sonha’ em ver um veículo desses em SP, desistam o Ruas, é dono da CAIO e não vai comprar um desses. Uma pena, pois antes dele comprar a CAIO, ele era um baita cliente da Thamco(que foi comprada pela sua credora a San Marino, que criou a marca Neobus)

  5. Mobilidade Inteligente

    Quebrar paradigmas e vencer obstáculos são desafios diários da Neobus, porém, ao identificar um nicho de mercado isolado, a área de transito rápido, A Neobus elaborou um veículo moderno, luxuoso, confortável e com um design totalmente inovador e competitivo.

    Conceitos são identificados em buscas pela internet em pesquisas, e quando esses conceitos tornam-se realidade? e quando a questão mobilidade é colocada no topo e desenvolve-se naturalmente algo que atenda a essa mobilidade tanto requerida?

    Essas são as pergundas que definem o novo Mega BRT Neobus, o veículo do momento, como definido nas reportagens: “O maior ônibus do mundo”, e eu particularmente acrescentaria: “O modelo de mobilidade mundial”, englobando todas as características e opcionais mais requeridas e sonhadas do mundo do ônibus, e claro, atendendo e satisfazendo com sucesso todas as questões de acessibilidade nacional.
    Essa é a questão!

    Robson Dal’Alba
    Supervisor da Qualidade Neobus

    1. Luiz Vilela disse:

      Caro Robson
      Seu Mega BRT é produto e conceito muito bom e oportuno. Desejo sucesso, no Brasil e no exterior!

  6. Paulo Roberto de Oliveira disse:

    SIM MAS PRECISA COLOCAR TODAS CAMERAS DENTRO ONIBUS NOVO COR AZUL,POIS VAI ASSALTAR E RISCAR VIDROS NA JANELA…..

  7. Hipólito Rodrigues disse:

    Como já disse aqui, vou frequentemente à Curitiba (ao menos uma vez ao mês, de dois anos pra cá), e em breve, por força do meu relacionamento, me mudarei de SP pra lá, onde darei início a uma nova fase em minha vida. E realmente, o transporte de Curitiba é um bom exemplo de conservação, cumprimento de horários, linhas bem planejadas, além de um sistema de transporte REALMENTE INTEGRADO com a região metropolitana, com o mesmo bilhete eletrônico do sistema municipal sendo aceito também em todos os ônibus que fazem as linhas intermunicipais. Até o padrão de pintura é o mesmo, e a forma de identificar o ônibus intermunicipal é o grande M estampado na lataria, e é um belíssimo exemplo que deveria ser seguido aqui em SP e na região metropolitana. Até o valor da passagem é exatamente o mesmo, independente do destino e da linha, ao contrário das linhas da EMTU de SP. Curitiba foi pioneira no sistema de corredores segregados, que começaram ser implementados na segunda metade da década de 1970, e que até hoje se mostra eficiente e adequado as necessidades de transportes das grandes cidades, com custo de implantação bem mais acessivel e com maior rapidez na execução do projeto de implantação. E esse exemplo de Curitiba foi seguido por várias cidades do mundo, mas pena que aqui no Brasil esse bom exemplo não foi muito aproveitado. E não é apenas no transporte que Curitiba é destaque, mas também na qualidade de vida, sendo Curitiba a capital com a melhor qualidade de vida do Brasil. Muitos podem dizer que São Caetano do Sul-SP tem o maior IDH do Brasil e uma ótima qualidade de vida (e tem mesmo), mas devemos nos lembrar que São Caetano não é capital, E falo isso sem querer desmerecer, pois conheço São Caetano e acho uma ótima cidade, bem cuidada e moderna.

    To ansioso pra chegar logo a minha próxima ida a Curitiba, pra ver e andar no novo maior ônibus do mundo (além de reencontrar a minha loira, que é a loira mais LINDA do mundo! rs). O Top Bus foi mesmo destronado… E por apenas um metro!

    Abraços a todos!

  8. Sandro R dos Santos disse:

    Boa Tarde,

    Gostaria de parabenizar pela ótima matéria e mostrar que o nosso país possui conhecimento tecnológico, para criar e não simplesmente melhorar e adaptar coisas que já existem lá fora.

    Acredito que a EMTU SP deveria aprender mais com a organização e administração do transporte de CURITIBA, principalmente as regiões de SP e Campinas, que poderiam seguir este mesmo modelo, permitindo que o trânsito caótico destas cidades pudessem quem sabe fluir de forma um pouco mais organizada.

    Em Campinas por exemplo criaram o tal corredor metropolitano noroeste, que liga Americana até Campinas, passando por Nova Odessa e Sumaré, porque não prolongar este corredor até a cidade Jundiaí, margeando a rodovia dos bandeirantes ou aproveitando o projeto deste trem alta de velocidade (TAV) implantem estes BRTS para ligar as principais cidades e Regiões Metropolitanas de nossa região.

    Mais uma vez, parabéns pela reportagem.

    Obrigado

    Sandro R dos Santos

  9. tat disse:

    Boa tarde pessoal!

    É com muita satisfação que a Dimelthoz Electronic Systems, contribui para esta nova frota de ônibus de Curitiba, em parceria com a empresa Neobus, da qual somos empresa fornecedora homologada.
    Temos certeza que nosso computador de bordo Multiplex, auxiliará e muito aos motoristas na utilização dos ônibus e também ao gerenciamento de frotas, pelos responsáveis.
    Os itinerários, que agora brilham mais fortes aos curitibanos, facilitam a todos os usuários, que de forma mais ágil conseguem de longe, avistar seu ônibus.
    Vanguarda em tecnologia, agora esta presente também aos BRT’s. Ficamos muito gratos.

    Equipe Dimelthoz.

  10. Boa tarde pessoal!

    É com muita satisfação que a Dimelthoz Electronic Systems, contribui para esta nova frota de ônibus de Curitiba, em parceria com a empresa Neobus, da qual somos empresa fornecedora homologada.
    Temos certeza que nosso computador de bordo Multiplex, auxiliará e muito aos motoristas na utilização dos ônibus e também ao gerenciamento de frotas, pelos responsáveis.
    Os itinerários, que agora brilham mais fortes aos curitibanos, facilitam a todos os usuários, que de forma mais ágil conseguem de longe, avistar seu ônibus.
    Vanguarda em tecnologia, agora esta presente também aos BRT’s. Ficamos muito gratos.

    Equipe Dimelthoz.

  11. Gabriel reis disse:

    nossa esse onibus e muito grande mesmo gostei muito dele tem que ter muitos desses em santos nas cidades que tem mais pessoas

    parabens Curitiba!!!!!!!!!

  12. Pedro Antonio Pereira disse:

    Olha vim de uma cidade grande São Paulo a 11 meses e desde quando conheci Curitiba e me apaixonei, por tudo que ela oferece agora então com esse ônibus mais colaborar muito mais com o título que a cidade tem um dos melhores transporte do Brasil e o maior Ônibus do mundo, Parabéns Curitiba e seus sérios governantes.

  13. osmar G nariano disse:

    PARABÉNS PELO TRANSPORTE DE CURITIBA , SOU MOTORISTA DO URBANO DE SP. NA CONSENTUADA EMPRESA QUE TRABALHO , TAMBEM OPERAMOS COM ARTICULADOS E OS BI, (VIAÇÃO CAMPO BELO ), CURITIBA É O EXEMPLO DE TRANSPORTE DO MUNDO .

  14. Claudio Viana disse:

    Ola amigos Busologos de Curitiba,eu sou a admirada pela organizacao do Transporte de Curitiba.
    Eu tenho uma duvida muito grande,a qual empresa pertence esse Veneza Expresso Cummins que rodou em curitiba(Vermelho Ferrari)???
    Alguem sabe me falar quais as linhas fazia no Setor Sul e Norte?Uma eu sei que era Presepio,no Setor Norte.
    Por favor me informe no meu email
    mugenryuninjutsu@hotmail.co.jp

    Agradeco a quem me ajudar.

  15. bernadete disse:

    muita gente elogiano o brt de curitiba, então porque muitos curitibanos são contra devido ao custo de manutençao e ao descaso politico para com obras sociais? além disso, brt nao daria certo em sao paulo… sao paulo é igual a 10 curitibas em termos de população… só o metrô mesmo para funcionar em sao paulo…

  16. Igor disse:

    mas esse não é o maior ônibus do mundo. Na verdade o maior onibus do mundo ainda está em fase de testes na Alemanha veja nesse site que encontrei:
    http://canaltech.com.br/noticia/curiosidades/Conheca-o-maior-onibus-do-mundo/

    Resumo: ele tem mais de 100 metros pode carregar até 256 pessoas e tem grandes chances de ir para Asia e américa do sul

  17. matheusmarques disse:

    esses onibos sao muito lindos

  18. Sandro R dos Santos disse:

    Bom dia Adamo,

    Grande reportagem como sempre tem apresentado.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading